O tema do texto anterior foi o radical – o elemento estrutural que contém o significado básico da palavra. Entre este morfema e os afixos pode aparecer a vogal temática, elemento que se acrescenta ao radical para formar o tema e distingue os nomes e os verbos.
Nos verbos, as vogais temáticas indicam os grupos ou conjugações verbais. Assim, podemos dizer que amaríamos é um verbo da 1ª conjugação, viveríamos é da 2ª e partíssemos é da 3ª. Também incluímos na 3ª conjunção o verbo pôr, cuja forma antiga era “poer”; em algumas de suas formas, é possível reconhecer a vogal temática original: põe, pões, põem.
Livro
vogal temática -o
Nos nomes, a vogal temática aparece nos derivados de verbos e em substantivos e adjetivos terminados em –a, –e, –o átonos (casa, dente, livro). Vejamos o que nos diz o professor Evanildo Bechara em sua Gramática Escolar da Língua Portuguesa:
Também nos nomes as vogais temáticas –a e –o podem estar representadas por uma semivogal de um ditongo: pão, pães, enquanto –o pode passar à variante –u: afeto – afetuoso (afeto + oso). (BECHARA, 2010, p. 499)
Os nomes terminados por vogal tônica não apresentam vogal temática (fé, mar, paz, mal, sofá, urubu, dendê). Nos nomes terminados em consoante, ela aparece apenas no plural (mar, mares; paz, pazes; mal, males). Por isso, são chamados atemáticos.
Leia também no blog:
Por favor, na palavra meninA, a vogal temática é a letra “A”?
Na palavra meninO, a vogal temática é a letra “O”?
Ou ambos são desinência de gênero?
José, nesses casos, temos desinência de gênero. Obrigada pela visita ao blog!
Boa tarde, Andrea!
A dúvida é: palavras que terminam com vogal tônica, no plural existe morfologia no “s”, já que tal palavra não tem vogal temática e, portanto, chamados atemáticos. Ex: sofás, urubus, dendês.
Obrigada!
Ingrid, não entendi sua pergunta. O morfema “s” é a desinência de número da língua portuguesa. Não entendi se a sua dúvida era sobre a desinência de número ou sobre os vocábulos atemáticos. De qualquer modo, você mesma afirmou – com razão – que as palavras terminadas em vogal tônica são atemátcas.
Na palavra cantar o “a” é uma vogal temática? e só o “r” é a desinência?
Hellen, você entendeu certinho: o “a” é vogal temática dos verbos de 1ª conjugação e o “r” é a desinência de infinitivo. Note que é exatamente igual ao modelo que está no texto!
Hellen, você entendeu certinho: o “a” é vogal temática dos verbos de 1ª conjugação e o “r” é a desinência de infinitivo. Note que é exatamente igual ao modelo que está no texto! Obrigada pela visita!
Obrigado Andrea!compreendido!outra pergunta:
na gramática que estou a estudar(Gramática prática de Português da comunicação à expressão), vou dar um exemplo, diz o seguinte:
cabelos
cabel-radical
o-índice temático
s-sufixo de flexão do plural
o índice temático é o mesmo que vogal temática?
e o sufixo de flexão do plural é o mesmo que desinência de número?
Parece que no Brasil a terminologia é outra ou estou a confundir?
Alexandre, você está certíssimo!
Oi, Andrea!! Oi, Alexandre!
No Brasil poderemos ver também essas expressões?
Ingrid, a que expressões você se refere? Não entendi sua pergunta.
andréa motta vc poderia classificar esta palavra em radical,vogal tematica,desinencias. palavra “punistes”
Vinicius, o verbo punir é muito simples, já que segue a mesma estrutura dos outros verbos regulares da 3ª conjugação.
Radical: pun-
tema: puni-
vogal temática de 3ª conjugação: -i
desinência modo-temporal: -stes
Oi, eu não consigo distinguir a vogal temática de alguns sufixos. Em “navalhante” por exemplo, o -a que vem após -h é considerado vogal temática e o sufixo é apenas “nte”. Já em “arvoredo”, a partícula “edo” é considerada sufixo, e o -e- não seria uma vogal temática?
Qual é a função categoricamente falando, da vogal temática?
Além de ser usada na composição de formação de novas palavras.
Sarah, vogais temáticas não são morfemas categóricos. Estes indicam as categorias gramaticais da língua, como: gênero, número, modo, tempo, pessoa, aspecto. Sugiro a leitura do texto. http://www.filologia.org.br/abf/volume2/numero1/02.htm
Obrigada pela visita ao blog.
não entendi nada mais fácil aprender na escola
Beatriz, o que exatamente você não compreendeu?
como distinguir vogal temática e desinência de gênero?
Ananda, dê uma olhada em nosso outro texto http://conversadeportugues.com.br/2010/11/estrutura-das-palavras-%E2%80%93-desinencias/
gostei mt do site
aki não explica muito bem sobre oq é vogal tematica mais valeu apena entrar,aprendi algumas coisinhas…
Olá ,
Em “adivinhou”, por que o -o- pode ser considerado vogal temática?
M.Alice
Olá, já li inúmeras gramaticas e textos sobre vogais temáticas NOMINAIS e não consigo entender. As únicas funções de uma vogal temática nominal é ligar radicais à desinência nominais? Veja em “afetuoso”
a vogal temática nominal -U não liga o radical a nenhuma desinência e sim o radical ao sufixo, mas como
posso saber em qualquer palavra qual é a vogal temática nominal? e como não confundi-la com vogal de ligação?
Andréa estou elaborando um livro de gramática o mesmo será publicado na internet, estou reunindo muita coisa e juntando tudo para fazer uma gramatica realmente completa e que qualquer um possa entender e principalmente usar os ensinamentos em exercícios e no seu dia-a-dia. Se puder me ajudar com esta questão sobre morfologia publicarei seu nome e site no mesmo como inúmeras outras pessoas que estão me ajudando. O livro já esta sendo esperado por meus professores e amigos. Já tenho bastante coisa e meus professores disseram que esta ficando excelente… aguardo resposta, obrigado!!!
Allan, sugiro a leitura do livro Estrutura da língua portuguesa, do professor Joaquim Mattoso Câmara, que é básico em nossa formação. Obrigada pela visita!
O u pode ser considerado vogal temática em algumas palavras?
Larisse, como você leu no texto, as vogais temáticas da língua portuguesa são “a”, “e” e “i”. Os nomes terminados em vogal tônica não apresentam vogal temática e, nesse caso, incluem-se palavras como sofá, dendê e urubu. Releia o texto e veja em que casos o “u” pode ser considerado vogal temática. Obrigada pela sua visita.
aqui nao tem nada sobre a vogal tematica. mais o site e legal. yuri
Yuri, acho que você não leu o texto com atenção, mas agradeço por sua visita.