“Pensar o passado […] não é exercício de saudosismo, curiosidade ou erudição: o passado não está morto porque nele se fundem as raízes do presente”. Esta frase, extraída do livro História da Educação e da Pedagogia – Geral e do Brasil indica o propósito da obra: estudar as raízes históricas da educação.
Na apresentação, a autora indica que a obra é um livro didático, o que se confirma pelas propostas de atividades ao final de cada um dos doze capítulos. Em cada um deles, Maria Lúcia Arruda aborda a questão educacional de acordo com um contexto histórico: da educação tradicionalista presente na Antiguidade oriental à educação do século XXI, mediada pelas tecnologias da educação.
A introdução destina-se a apresentar as duas funções da história da educação: a docência e a pesquisa. A autora explica que a primeira “refere-se à história da educação como disciplina de um curso” e a segunda como “atividade científica”.
Um dos capítulos mais interessantes é Comunidades tribais: a educação difusa, em que se questiona o termo “primitivo”. Maria Lúcia mostra que, em tais sociedades, a escola era o convívio entre adultos e crianças.
ARANHA, Maria Lúcia A. História da Educação e da Pedagogia – Geral e do Brasil. 3.ed. São Paulo: Moderna, 2006. 384p.
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Oi, Andréa. Vale lembrar que ainda tem muita gente que utiliza as novas tecnologias para reproduzir práticas educacionais antiquíssimas, hehe.
Valeu a dica!