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História da Educação e da Pedagogia

“Pensar o passado […] não é exercício de saudosismo, curiosidade ou erudição: o passado não  está morto porque nele se fundem as raízes do  presente”. Esta  frase, extraída do  livro História da Educação e da Pedagogia – Geral e  do  Brasil indica o  propósito  da  obra: estudar as raízes históricas da educação.

 

Na apresentação, a autora indica  que  a obra é  um livro didático, o que se confirma  pelas propostas de atividades ao  final de cada um dos doze capítulos. Em cada um deles,  Maria Lúcia Arruda aborda a questão educacional de acordo com um contexto histórico: da educação tradicionalista  presente na  Antiguidade oriental  à  educação do século  XXI, mediada  pelas tecnologias da educação.
A introdução   destina-se a  apresentar  as duas funções da história da educação: a docência e a pesquisa. A autora explica  que a primeira “refere-se  à história da educação  como disciplina de  um curso” e a segunda como “atividade  científica”.
Um dos capítulos mais interessantes é Comunidades tribais: a educação  difusa, em que se questiona  o   termo “primitivo”. Maria Lúcia mostra que, em tais sociedades, a escola era o convívio entre adultos  e crianças.
pedagogia
ARANHA, Maria Lúcia A. História da Educação e da Pedagogia – Geral e  do  Brasil. 3.ed. São Paulo: Moderna, 2006. 384p.
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1 Comment

  1. Oi, Andréa. Vale lembrar que ainda tem muita gente que utiliza as novas tecnologias para reproduzir práticas educacionais antiquíssimas, hehe.

    Valeu a dica!

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Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

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