Acho um exercício interessante observar a maneira como candidatos a cargos políticos e seus correligionários expressam-se no horário eleitoral. Outro dia, ouvi algo parecido com “Com o seu voto, a candidata Fulana de Tal será a primeira presidenta do Brasil”. Será que é correto este vocábulo?
Os dicionários apresentam a seguinte definição para a palavra presidente:
Presidente.s.2g. Quem dirige os trabalhos em um congresso, assembleia, tribunal etc. 2.título oficial do chefe de governo no regime presidencialista.
Observe que o dicionário Houaiss indica que o nosso vocábulo é um substantivo comum de dois gêneros; ou seja, uma única forma para o masculino e o feminino. O que determina o gênero gramatical no substantivo comum de dois gêneros é seu determinante ( artigo, adjetivo ou pronome). Exemplos: a estudante / o estudante; a mártir / o mártir; a consorte / o consorte; a dentista / o dentista; a gerente / o gerente; a jornalista / o jornalista. O mesmo dicionário, no entanto, registra o uso popular da forma presidenta.
[…] on | abril 4, 2011 | No Comments Publiquei , no dia 1 de setembro de 2010, o texto Presidenta? , que tivera como inspiração a maneira como a candidata à presidência da república, […]
ADOREI A EXPLICAÇÃO. AGORA FIQUEI PREPARADO PARA QUANDO ME QUESTIONAREM.
TARCÍSIO FIRMINO.
olá
adorei o blog..tbm me dói o ouvido o presidenta!! e espero que essa candidata que está a frente por enquanto não vença..que pelo menos possamos ter um segundo turno, porque a candidata a frente não me agrada em nada!
ahh se quiser pode dar uma passadinha no meu blog e deixar um comentzinho dizendo o que achou: http://pinklifeofnih.blogspot.com
beijos
ah, mas que dói meu ouvido, isso dói.
bjs
Ótima explicação Andréa. Pelo jeito, nós teremos mesmo uma mulher na presidência.
Abraços!