As aulas recomeçaram ontem, dia 2 de julho. Eu e minhas turmas do primeiro ano do Ensino Médio fizemos uma breve revisão sobre modalidades discursivas e gêneros textuais. Uma dessas modalidades foi a descrição.
O texto descritivo tem as seguintes características:
1. Oferece a visualização de características sensoriais ou físicas.
2. Pode ser objetiva (apresentação daquilo que de fato é visto no objeto) ou subjetiva (as impressões do observador a respeito do objeto visto).
Foi a primeira calça literária, totalmente poética, do meu conhecimento. […]Caracteres pretos sobre fundo branco. Versos em todas as direções. De Bilac, de Cecília, de Bandeira, de Castro Alves. (DRUMMOND, 2007, 155)
3. O autor utiliza muitos adjetivos, locuções adjetivas e orações adjetivas; advérbios e expressões indicativas de lugar; formas verbais no presente e no pretérito imperfeito.
4. A descrição apresenta a ênfase na qualificação ou particularização de um elemento.
Da verde mata de arvoredo espesso, sob um triste céu de mau presságio, surge a fera, ágil e faminta, de raias negras e amarelas – domina o céu e o campo,d omina o quadro inteiro; junto com o seu imenso corpanzil os homens são pigmeus, e as árvores, arbustos de jardim. Fuzilam os olhos do bichano, aqueles olhos de iluminação, única luz presente, pois , tendo refletido, mestre Corró desistiu dos raios, por falsos e excessivos. (AMADO, 2001,77)
Texto motivador: A calça literária.
Conversa com os alunos:
O que são modalidades discursivas e por que são chamadas assim?
Quais as características de cada uma?
Qual a intenção do falante / escritor ao escolher uma delas em seu discurso?
Em que gêneros textuais elas costumam aparecer?
Obs: As perguntas não foram apresentadas em forma de questionário e, sim, como uma conversa que estabeleceu como a aula seria conduzida.
Como exercício, que tal descrever a tela abaixo?
Uma vida bem vivida. C.W.Cope,1862. Galeria Christopher Wood, Londres.
1. Faça uma descrição objetiva da cena.
2. Crie uma narrativa sobre as personagens descritas.
Amanhã, no blog: A narração.
Referências:
AMADO, Jorge. Tenda dos milagres. São Paulo: Record, 2001. p.77
DRUMMOND, Carlos Drummond de Andrade. A calça literária. De notícias e não notícias faz-se a crônica. São Paulo: Record, 2007, p.154-156