Linguística Sala de Aula

Sala de aula – Modalidades discursivas

As aulas recomeçaram ontem, dia 2 de julho. Eu e minhas turmas do primeiro ano do Ensino Médio  fizemos  uma breve revisão sobre modalidades discursivas e gêneros textuais. Uma dessas modalidades  foi a descrição.

O  texto descritivo tem as seguintes características:

1. Oferece a visualização de características sensoriais ou  físicas.

2. Pode ser   objetiva (apresentação daquilo  que de  fato é visto no  objeto) ou subjetiva (as impressões do observador a respeito do objeto visto).
Foi a primeira calça literária, totalmente  poética, do meu  conhecimento. […]Caracteres pretos sobre   fundo   branco. Versos  em   todas as direções. De Bilac, de  Cecília, de Bandeira, de Castro Alves. (DRUMMOND, 2007, 155)
3. O autor utiliza muitos adjetivos, locuções adjetivas e orações adjetivas; advérbios e expressões  indicativas de lugar; formas  verbais no  presente e  no  pretérito imperfeito.
4. A descrição apresenta  a  ênfase na  qualificação  ou  particularização de  um elemento.
Da verde mata de arvoredo espesso, sob    um triste céu de mau presságio, surge a  fera, ágil e faminta, de raias negras e amarelas – domina o céu e  o  campo,d omina o quadro  inteiro; junto  com  o seu  imenso corpanzil os  homens são pigmeus, e as árvores, arbustos de  jardim. Fuzilam  os   olhos  do bichano, aqueles olhos de  iluminação, única luz  presente, pois , tendo refletido, mestre Corró desistiu dos raios,  por falsos  e excessivos. (AMADO, 2001,77)
Texto motivador: A calça  literária.
Conversa com  os alunos:
O  que são modalidades discursivas e por que são chamadas assim?
Quais as características de  cada uma?
Qual  a  intenção do falante / escritor ao  escolher  uma  delas  em  seu discurso?
Em  que gêneros textuais  elas costumam  aparecer?
Obs: As perguntas não foram  apresentadas  em  forma de questionário e, sim,  como  uma conversa  que estabeleceu como  a aula seria conduzida.
Como  exercício, que   tal descrever  a  tela abaixo?
clip_image002
Uma vida bem vivida.  C.W.Cope,1862. Galeria Christopher Wood, Londres.
1. Faça  uma descrição objetiva da cena.
2. Crie uma  narrativa sobre as personagens descritas.
Amanhã, no blog:  A narração.
Referências:
AMADO, Jorge. Tenda dos  milagres. São Paulo: Record, 2001. p.77
DRUMMOND, Carlos Drummond de Andrade. A calça literária. De  notícias e não  notícias faz-se a crônica. São Paulo: Record, 2007,  p.154-156

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados