O artigo África no português falado no Brasil, publicado em 12 de maio, véspera do dia em que se celebra a assinatura da Lei Áurea, mostrava como as línguas africanas trazidas ao Brasil por negros escravizados influenciam ainda hoje o português falado no Brasil. O texto de hoje mostrará um pouco da história da língua na África.
Com a expansão marítima portuguesa, territórios da costa africana foram dominados pela Coroa e consequentemente a língua portuguesa foi imposta como oficial nestes lugares. São cinco os países africanos que têm a língua portuguesa como idioma oficial: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.
Angola é o maior território de língua portuguesa depois do Brasil. Após a independência brasileira, Portugal concentrou os principais investimentos naquela região e para lá passou a enviar um número maior de colonos. O processo de independência da África contra a ocupação portuguesa teve início no território angolano, em 1961, luta que durou até 1974.
Os outros países eram representativos no projeto de colonização da África, pois ofereciam riquezas naturais ou posição geográfica favorável a Portugal. Moçambique, por exemplo, era importante por ser porto para os navios que seguiam rumo à Índia, onde Portugal também estabelecera colônia.
Para conhecer um pouco mais sobre os países africanos de língua portuguesa, leia alguns dos textos publicados por alunos meus em 2009: