A oferta de cursos a distância tem crescido muito nos últimos anos, de acordo com pesquisas realizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Apesar de a educação a distância não ser uma modalidade nova de ensino no Brasil, ainda é vista com bastante preconceito, pois o senso comum a vê como uma modalidade de qualidade duvidosa. O que fazer, então, para se certificar de que o curso escolhido é de qualidade e cumpre as exigências do Ministério da Educação?
O MEC disponibiliza, em seu portal, o documento Referências de Qualidade para Educação Superior a Distância e indica aquilo que o estudante deve procurar saber sobre a instituição que oferece o curso em EAD. A primeira versão do documento foi elaborada em 2003 e submetida a consulta pública em agosto de 2007. No portal do MEC, vê-se a seguinte observação:
Embora seja um documento que não tem força de lei, ele será um referencial norteador para subsidiar atos legais do poder público no que se referem aos processos específicos de regulação, supervisão e avaliação da modalidade citada.
Por outro lado, as orientações contidas neste documento devem ter função indutora, não só em termos da própria concepção teórico-metodológica da educação a distância, mas também da organização de sistemas de EAD no Brasil.
Veja abaixo algumas orientações do MEC:
O curso deve ser estruturado por um plano político-pedagógico em que constem:
(i) Concepção de educação e currículo no processo de ensino e aprendizagem:
(ii) Sistemas de Comunicação.
(iii) Material didático;
(iv) Avaliação;
(v) Equipe multidisciplinar;
(vi) Infraestrutura de apoio;
(vii) Gestão Acadêmico-Administrativa;
(viii) Sustentabilidade financeira.
Para o aluno é importante saber :
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como se dará a interação entre estudantes, tutores e professores ao longo do curso, em especial, o modelo de tutoria;
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o número de professores/hora disponíveis para os atendimentos
requeridos pelos estudantes e quantificar a relação tutor/estudantes; -
a previsão dos momentos presenciais, em particular os horários de tutoria presencial e de tutoria a distância, planejados para o curso e qual a estratégia a ser usada;
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saber desde o início do curso, nomes, horários, formas e
números para contato com professores, tutores e pessoal de apoio; -
locais e datas de provas e datas limite para as diferentes
atividades (matrícula, recuperação e outras); -
o sistema de orientação e acompanhamento do estudante
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