A coluna Sobre o autor consiste na apresentação de uma breve biografia de autores consagrados e obras já consideradas de domínio público (aquelas cujos autores são falecidos há, pelo menos, 70 anos)”. A autora de hoje é Francisca Júlia e o poema lido é Musa Impassível.
Francisca Júlia nasceu na cidade de Xiririca, atual Eldorado Paulista, no estado de São Paulo, em 1874 e morreu em 1920 na capital paulista. Poetisa ligada ao Parnasianismo colaborou nos jornais Correio Paulistano, Diário Popular, O Álbum e a Semana. Em 1899, publicou Livro da Infância destinado às escolas públicas de seu estado; começava ali uma tentativa de literatura destinada às crianças, o que praticamente não existia. Em 1906, Francisca abandonou a carreira literária e partiu para Cabreúva, onde vivia sua mãe.O marido, Filadelfo, faleceu em 31 de outubro de 1920 e Francisca, deprimida pela perda suicidou-se na manhã seguinte, ingerindo uma alta dose de medicamentos.
Pelas leituras que tenho feito nesta vida docente que escolhi, Francisca Julia não foi exatamente A poetisa, assim como é o caso da gaúcha Delfina Benigna da Cunha, cuja primeira obra saiu em 1843, mas elas valem pelo caráter da precedência em uma sociedade marcadamente patriarcal.
Gostei da ideia do resgate, afinal, na "academia" não se toca em nomes como Francisca Julia, então que dirá "entre os leigos"! Parabéns pela iniciativa.
abçs 🙂