Os primeiros registros de literatura genuinamente dedicada ao público infantil datam da primeira metade do século XVIII, embora desde o Classicismo francês, algumas histórias fossem consideradas apropriadas também à infância. No Brasil, o marco da produção literária para o público infantil é a obra Monteiro Lobato, apesar de outros terem escrito para crianças antes dele. Na década de 80, aumentou o número de publicações acadêmicas cujo objetivo era analisar a produção dedicada à infância. Com o mesmo objetivo escreveu Maria Alexandre de Oliveira em seu livro A literatura para crianças e jovens no Brasil de ontem e de hoje: caminhos de ensino.
Maria Alexandre de Oliveira é doutora em Teorias de Ensino e Práticas Escolares, pela Universidade de São Paulo . Neste livro, a autora apresenta o resultado de pesquisas sobre o ensino de Literatura infantil e traça um breve esboço da literatura infantil no Brasil. A obra é dividida em cinco partes: a primeira é dedicada ao ensino e à formação de professores; a segunda, ao histórico da literatura infantil brasileira; na terceira parte , a autora dedica-se a analisar a distância que há entre as práticas pedagógicas e a teoria sobre o ensino de literatura. Em seguida, apresenta uma classificação de obras por períodos e, por último, a análise das obras selecionadas.
OLIVEIRA, Maria Alexandre. A literatura para crianças e jovens no Brasil de ontem e de hoje: caminhos de ensino. São Paulo: Paulinas, 2008. 180 p.
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Ótima indicação, Andréa! Percebi ao longo dos meus anos de estudo (magistério e Letras)quão falha é a literatura infantil, tanto para os cursos que deveriam ministrá-la aos futuros docentes, quanto aos docentes que se esforçam por praticá-la. Fica relegada!
Teu blog é ótimo em vários aspectos da educação, além da Língua Portuguesa, por isso também quero oferecer um selinho como presente. Fique à vontade para aceitá-lo ou não, ok? Bjins e até!