Uma das expressões que mais trazem visitas ao Conversa de Português é “acordo ortográfico”, o que pode ser verificado nas estatísticas de acesso ao blog. Dia desses, enquanto conversava pelo MSN com um amigo, fui repreendida por ele com a seguinte frase “Mas você escreveu ‘idéia’ sem acento”. Como expliquei ao meu amigo, ideia perdeu o acento gráfico em 1 de janeiro deste ano, quando passou a vigorar o novo Acordo Ortográfico. As formas “idéia” e “ideia” poderão ser usadas até dezembro de 2012.
Retomemos, então , alguns pontos já abordados aqui no blog sobre esse assunto:
Assim como no exemplo acima, os ditongos abertos das paroxítonas – aquelas palavras cuja sílaba tônica é a penúltima – não são mais acentuados. Temos, então, palavras como: Odisseia, ideia, apneia, assembleia, Lindoia, claraboia.
Devemos lembrar, no entanto, que o acento agudo presente nos ditongos abertos ei e oi dos oxítonos e monossílabos tônicos permanecem: herói (mas: heroico), papéis, anéis, céu, chapéu, Ilhéus.
Eliane, também achei apressada a edição do VOLP, bem como de dois dicionários famosos. O resultado disso foi uma série de itens obscuros. Ainda não tivemos tempo de aprender tudo e este será um longo camihnho. Muito obrigada pela visita.
Olá, Andréa! Tudo bem? Tenho acompanhado o passo a passo que vc tem traçado sobre o Acordo Ortográfico e considero que vc faz um excelente trabalho de esclarecimento. Leio, aos sábados, a coluna do professor Claudio Moreno, professor da PUCRS e colunista de Zero Hora, de Porto Alegre, ele tem se mostrado um ferrenho inimigo do acordo e da edição "apressada" do VOLP. De minha parte, devo confessar que, embora professora de língua portuguesa (pelo menos, está escrito no diploma) não me dediquei à leitura e fixação das novas normas, como boa brasileira, tenho até 2012…se errar depois, dirão que sou "caduca".
Fica, pois, o meu reconhecimento as suas ações, tenho certeza que elas são úteis e, saliente-se, extremamente didáticas. abçs :)