Qual é a sua dúvida é a seção do blog em que respondo perguntas enviadas pelos leitores, de acordo com o que foi explicado no texto Como enviar perguntas para o blog. Hoje respondo uma pergunta sobre o uso das vírgulas.
Tenho muita dúvida no uso da vírgula, como por exemplo:
a) Antes de mais nada, ele se levantou e saiu. (Tem esta vírgula ou não?)
b) Ele garante que vai pagar mas não sabe quando. (Precisa colocar a vírgula antes do mais ou é facultativo?)
Obrigado.
P*
Ao meu leitor, respondi da seguinte maneira:
Boa noite, P.
Sua primeira frase está certíssima. Na segunda, há necessidade da vírgula antes da conjunção MAS, pois ela é sempre antecedida de vírgula. Lembro, ainda, que o uso de ponto antes dessa conjunção, como muitas vezes vemos na imprensa, é um equívoco.
Sua primeira frase está certíssima. Na segunda, há necessidade da vírgula antes da conjunção MAS, pois ela é sempre antecedida de vírgula. Lembro, ainda, que o uso de ponto antes dessa conjunção, como muitas vezes vemos na imprensa, é um equívoco.
Envie também suas perguntas ao Conversa de Português. Para enviá-las, basta preencher o formulário de contato do blog, fornecer um endereço de email válido e enviar a pergunta. Somente serão respondidas as dúvidas enviadas através do formulário; portanto, não deixe sua pergunta nos comentários do blog. Para agilizar o processo, o ideal é que seja enviada uma frase com o tipo de construção que suscitou a dúvida; por exemplo: “Qual é a forma correta: fui à praia ou fui a praia?”. Se mais de um leitor enviar perguntas semelhantes, elas serão respondidas em um mesmo texto. Assim que a pergunta for respondida, enviarei uma mensagem com o link do post e uma cópia do texto publicado.
Boa tarde!
Quando nos referimos a uma saudação, por exemplo: “Olá, boa tarde”. Neste caso, se faz uso desta vírgula entre o “Olá e boa tarde”?
Desde já, agradeço!
Raimundo, as duas frases estão corretas e não há nada que justifique o uso da vírgula na segunda opção. Obrigada por visitar o blog!
Oi, querido blogger!
Gostaria que você, por gentileza, esclarecesse uma dúvida que tenho quanto ao usa da vírgula em um caso específico. Gostaria de saber se a frase abaixo poderia levar vírgula antes do verbo de ligação que aparece antes da palavra “feijão”.
“Todo mundo tem fome. Se não é de feijão, é de amor.”
Eu vi a frase acima escrita da forma como a reproduzi, mas estranhei a presença da vírgula antes do “é”.
Desde já, agradeço seu esclarecimento.
Mirela, o uso da vírgula está correto! Nesse caso, ela é necessária para isolar uma oração condicional.
Obrigada pela visita ao blog e volte sempre!
Olá, boa tarde.
Eu tenho dúvidas sobre como usar a vírgula em casos como: “A vida, nada mais é do que um conto de fadas, apenas uma fantasia que acontece todos os dias”
Eu sei que não posso usar vírgula entre sujeito (a vida) e verbo de ligação (é), mas e quando eu acrescento o “nada mais”? Torna-se um caso diferente?
Também não tenho certeza se, nesse caso, poderia substituir a vírgula antes de “apenas” por um ponto final.
Desde já, agradecida!
H.
Haiany, a frase inteira está mal pontuada. A redação correria deveria ser “A vida nada mais é do que um conto de fadas; apenas uma fantasia que acontece todos os dias”.
Você mesma explicou o motivo pelo qual a pontuação do período foi feita de maneira equivocada e o “nada mais” em nada interferiu na estrutura do período.
Também não seria adequado usar o ponto de final – como o nome diz ele encerra o período. Ao inserir tal pontuação onde você sugeriu, teríamos “Apenas uma fantasia que acontece todos os dias” – uma frase que, gramaticalmente, ficaria completamente sem sentido.
Para enviar novas perguntas para a seção “Dúvidas do leitor”, por favor, utilize o formulário de contato: http://conversadeportugues.com.br/sobre/contato/
[…] Uso da vírgula […]
Você é expert em português…