Fonte da imagem: Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP
O português é uma das línguas mais faladas no mundo. Partindo desse princípio, desafiei meus alunos de duas turmas iniciais do Ensino Médio a realizar um trabalho sobre os países lusófonos. Combinamos que uma das etapas do trabalho será a publicação de seus textos aqui no Conversa de Português.
Nós nos organizamos da seguinte maneira para a realização do trabalho:
Em sua pesquisa, serão considerados os seguintes aspectos:
· A localização geográfica do país ou região.
· Aspectos sócio-culturais, tais como costumes e economia local. Verificação de registros na imprensa sobre conflitos linguísticos ou armados.
· Como a língua portuguesa chegou àquela localidade.
Divisão em etapas
1. Divisão da turma em grupos. As turmas têm, em média, 34 alunos, que serão divididos em onze grupos.
2. Leitura de um texto sobre a expansão marítima portuguesa. Convite, se possível, a um professor de História para conversar sobre o tema. Em nossa escola, o sistema de ensino é semestral e os alunos só têm aulas de História a partir do terceiro semestre.
3. Pesquisa eletrônica e bibliográfica: sites, livros e revistas de História e Língua Portuguesa.
4. Escrita e revisão dos textos sobre os países pesquisados. O trabalho sobre os países lusófonos não é sobre a língua portuguesa, mas sobre a cultura desses lugares. O trabalho linguístico será realizado na produção textual.
5. Apresentação dos seminários. Os trabalhos serão apresentados em três dias. Cada grupo terá cerca de 20 minutos para apresentar os resultados da pesquisa aos colegas.
6. Publicação dos textos no blog. O objetivo é a conscientizar os alunos sobre a importância da escrita e incentivar a produção textual fora da sala de aula.
Atualização em 27 de maio: Os textos dos alunos seriam apresentados no blog a partir de hoje, mas decidimos fazê-lo na próxima semana. Aguardem!
[…] on | junho 9, 2009 | 13 Comments Há alguns dias, divulguei aqui no blog uma tarefa passada aos meus alunos do Ensino Médio, no Instituto Federal de Educação do Rio de Janeiro: uma pesquisa […]
Olá, Andréa. Eu adoro a língua portuguesa, mesmo com todos os seus “mistérios”. No meu blog pretendo colocar sempre umas dicas, porque o que há de gente que escreve errado não está no gibi! Para minhas amigas blogueiras que não moram mais no Brasil, acho que vai ser interessante, pra não perderem o costume com a escrita, o que é tão comum de acontecer. Não que seja o caso de nenhuma! Todas as que leio escrevem muito bem.
(luciasumamordepessoa.blogspot.com)
Otimo iniciativa… estarei acompanhando…
bjs
Oi colega.
Adorei este teu trabalho. Muito criativo. Possibilitou o trabalho de conteúdos de História, Geo e de língua portuguesa de uma forma nova. Como sou professora de Geografia e trabalho também no laboratório de informática educativa, fiquei super interessada. Podemos “copiar”, usar tua criação em uma oportunidade? Pretendo mostrar teu blog para as professoras de L.Portuguesa de minha escola,posso? Parabéns e um beijão. Mª do Carmo