A figura acima corresponde à nova regra de acentuação dos ditongos abertos “ei” e “oi”, em obediência às novas regras impostas pelo acordo ortográfico, que passou a vigorar em 1 de janeiro; a partir de agora palavras como ideia, odisseia, plateia, geleia não receberão mais acento gráfico.
O Brasil foi o primeiro país a adotar a nova ortografia _ os outros países que compõem a comunidade de língua portuguesa ainda não estabeleceram a data em que cumprirão o acordo. Para os brasileiros, haverá um período de adaptação até 2012.
O acordo foi estabelecido a fim de unificar a língua, uma vez que há duas ortografias oficiais: a brasileira e a portuguesa. Os defensores do acordo argumentam que uma das vantagens é a economia na publicação de livros já que, atualmente, é necessário fazer a correção ortográfica quando o livro é publicado em um dos países lusófonos. A mudança em nada alterará a maneira como falamos ou a sintaxe da língua; mudará apenas a escrita de alguns vocábulos.
Alguns artigos sobre as mudanças já foram publicados aqui no Conversa de Português, mas seria uma incoerência não abordar o assunto novamente em um blog cujo tema principal é o uso da língua portuguesa. Por esta razão, os textos publicados no blog serão redigidos de acordo com as novas regras e, durante esta semana, serão publicados textos com o fim de apresentá-las com praticidade.