Língua Portuguesa

História da língua – as línguas românicas

O primeiro artigo sobre a história da língua, publicado em 6 de novembro , tratava do latim vulgar (sermo vulgaris) como origem da língua portuguesa; esta modalidade popular latim era usada no cotidiano do Império Romano, como a língua familiar, assim como era usada pelos indivíduos de pouca instrução (prisioneiros, artistas, gente comum). Como língua literária, era usada o latim clássico (sermo urbanus), presente nas obras de autores como Cícero. A língua utilizada pelos soldados e pelo povo foi a origem das línguas chamadas românicas e estas são dez: o português, o espanhol, o catalão, o francês, o provençal, o italiano, o reto-romano, o dalmático, o romeno e o sardo.



Ao contrário do que se costuma pensar, as línguas românicas não se originaram diretamente do latim. Entre o latim e as línguas neolatinas , houve diversas variações chamadas de romances – como são chamados as variações regionais do latim, das quais saíram, de fato, as neolatinas.

O professor Ismael Coutinho, citando em seu livro o estudioso Grandgent, afirma que “não se pode precisar a época exata do desaparecimento do latim vulgar”; costuma-se, para isso, considerar o período entre 200 a.C até 600 da Era Cristã, quando teriam aparecido os primeiros romances. 

Para se entender as transformações ocorridas na língua latina, observam-se, normalmente, três causas: a histórica, a etnológica e o política. Como causa histórica, entendemos que as conquistas romanas aconteceram em diferentes épocas; um exemplo disso é a distância temporal entre a conquista da Sardenha e da Dácia: aproximadamente quatro séculos. Segundo o professor Ismael, as primeiras terras romanizadas receberam a linguagem mais popular, enquanto as últimas conheceram um latim mais erudito. Isto se deu pelo fato de a língua literária ser mais recente do que a popular. A causa etnológica pode ser observada através dos diversos povos dominados pelo Império Romano; um exemplo disto é a península itálica, onde eram falados muitos outros idiomas, como o etrusco, o céltico, o ligúrio. A razão política é justificada pelas invasões e imposição cultural e lingüística que pode originar dialetos mistos; foi o que aconteceu com a língua latina. 



Fonte de pesquisa:

 

  • COUTINHO, Ismael de Lima. Gramática histórica. 7.ed. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1996. p. 29-40.

 

 

 

3 Comments

  1. Latinos somos povos que vivemos nos cinco continentes e falamos: português,espanhol,romeno,francês,catalão,galego,sardo, provençal,italiano,romanche,córsico e leones.

    Obs. o leones é nosso ancestral.

Comments are closed.

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados