foto: Dan Shirley
Concordância verbal é um dos aspectos da língua portuguesa que mais causam confusão. Bastante comum é a frase “Fazem cinco anos que nos conhecemos“. No entanto, ela apresenta um equívoco: o verbo FAZER, nas indicações de tempo, não pode ser usado em sua forma plural; o correto é que se diga simplesmente “Faz cinco anos que nos conhecemos”.
O mesmo ocorre com o verbo HAVER: “Há cinco anos que nos conhecemos”. É por isso, também, que o verbo SER presente na expressão “Era uma vez” dos contos de fadas também é usado no singular, não importando a expressão numérica que o acompanhe:”Era uma vez Chapeuzinho Vermelho“, “Era uma vez os três porquinhos“. Estes verbos são chamados de impessoais e só devem ser usados na terceira pessoa do singular.
[…] a tempo passado, equivalendo ao verbo “fazer” (Recomendo a leitura do texto “Faz cinco anos – um caso de concordância”); a é utilizado como preposição nas indicações de tempo […]
Obrigada, Evaldo! Você, como sempre, bastante gentil comigo!
Andréa parabéns por sua iniciativa em levar de uma forma clara e didática questões importantes de nossa gramática. Esse blog é uma perola para nos blogueiros.
Um forte abraço do teu amigo virtual.
Evaldo
Plutão, obrigada pela visita!
Vinícius, você tem razão: isto foi tema da aula na semana passada! Já fui olhar seu blog e coloquei o link aqui no Conversa de Português. Boa semana!
Aprendi isso esse semestre ^^ Rs
Professora, fiz um blog depois de passar horas tentando aprender.
Não ficou mt bom, mas fiz pra aprender mais sobre como mexer em blogs.
Vê depois http://som10.blogspot.com/
Parabéns por mais um trabalho, ou seria o seu mais novo filho? (risos…) de cara acho que vou gostar bastante desse novo blog.
Sucesso e vida longa.
…parabéns e sucesso