Dicas de livros Linguística

[Dicas de Livros] Linguística para o ensino superior

A coleção Linguística para o Ensino Superior, publicada pela Parábola Editorial, deveria ser lida por todo profissional de Letras e Linguística (formado ou em formação). Organizada por Tommaso Raso (UFMG) e Celso Ferrarezi (UNIFAL -MG), a coleção é composta por seis volumes: Morfologia, Prosódia, História do Português, Sintaxe, Libras e Semântica. Segundo seus idealizadores, o objetivo do trabalho é “fornecer aos Brasil livros de referência, escritos em nossa língua e por autores consagrados, como instrumentos de estudo em todos os cursos que demandem conhecimentos de base nessa ampla área de conhecimento que é a linguística.”

Morfologia, de Carlos Alexandre Gonçalves, é dividido em cinco capítulos. No primeiro (Conceitos básicos), o autor inicia a conversa com o leitor por meio da abordagem sobre as criações morfológicas recentes na língua portuguesa (‘cheiinha’, ‘perua’, ‘muso’) e prossegue com a delimitação da área morfologia. No segundo (Estruturas morfológicas do português), o autor faz um inventário dos tipos morfológicos (radical, afixos, desinências etc) e descreve os principais fenômenos de análise morfológica. No terceiro, Gonçalves analisa os dois principais tipos de operações morfológicas: a flexão e a derivação.

Prosódia,de Plínio A. Barbosa, é fruto de 25 anos de pesquisas sobre o tema e aborda, de modo muito acessível, teorias, modelos e experimento. O primeiro dos seis capítulos apresenta os correlatos físicos (frequência, duração e intensidade) e perceptivos (compreensão do som como grave ou agudo, duração percebida e o volume) da prosódia.

linguística
Para ver o material complementar ou comprar a coleção completa, acesse: https://www.parabolaeditorial.com.br/linguisticaparaoensinosuperior

História do Português, de Carlos Alberto Faraco, aborda os fatores determinantes para a mudança linguística, a história da língua portuguesa e suas culturas e a hegemonia linguística no Brasil. Eu, que adoro falar sobre história da língua portuguesa até mesmo com os meus alunos do Ensino Médio, fiquei fascinada pelas seções “A língua portuguesa sai da Europa” e “As consequências linguísticas da expansão portuguesa”.

Sintaxe, de Mário A. Perini, é dividido em vinte e dois capítulos. O autor trata de aspectos como semântica dos constituintes e sua hierarquia, tipos de sintagmas, fatores de aceitabilidade e funções sintáticas no sintagma nominal (SN).

Libras, de Ronice Müller de Quadros, é uma leitura essencial para qualquer professor e provocou em mim muitas reflexões acerca da inclusão de alunos surdos. Em minha primeira graduação (Língua Portuguesa e suas Literaturas), concluída em 1997, eu não tive nenhuma disciplina que tratasse da educação de alunos com essa especificidade. Apenas em 2005, a legislação brasileira determinou a inclusão da Língua Brasileira de Sinais como

disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério, em nível médio e superior, e nos cursos de Fonoaudiologia, de instituições de ensino, públicas e privadas, do sistema federal de ensino e dos sistemas de ensino dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. (BRASIL, 2005)

A autora divide o volume em sete capítulos que abordam desde a origem da Libras até o papel do professor, do tradutor e do intérprete de Libras. Chamou-me bastante atenção o capítulo “Literatura e Libras”, em que a pesquisadora comenta os usos criativos da língua e os poemas em Libras.

Semântica, de Celso Ferrarezi Jr, apresenta   em cinco capítulos   essa área de estudo como uma ciência, seus conceitos básicos, os fenômenos semânticos mais estudados e os aspectos semânticos da descrição das línguas naturais.

A coleção Linguística para o Ensino Superior tem, ainda, um complemento bastante interessante: a Parábola Editorial criou uma página na internet por meio da qual disponibiliza exercícios e materiais complementares: bibliografia suplementar, áudios, vídeos, imagens, exercícios. No livro físico, um símbolo informa ao leitor que determinado tema tem o seu material correspondente no portal. (Confira AQUI.)*


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Referência:

BRASIL. DECRETO 5626, de 22 de dezembro de 2005. Disponível em https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/96150/decreto-5626-05 . Acesso em 16 set 2019.

*Link atualizado em 07/08/2022.

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Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

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