Educação

IFRJ divulga Pós-graduação Lato Sensu em Estudos Linguísticos e Literários

O Instituto  Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – campus Nilópolis divulgou  edital de seleção para a sua primeira pós-graduação na área de Letras.  O  IFRJ oferece 15 vagas  para   curso de Pós-graduação Lato Sensu em  Estudos  Linguísticos e Literários e  as inscrições para o  processo  seletivo  estão abertas no período de 24 de setembro a  04 de novembro de 2018.

 

 

Linhas de pesquisa:

 

LINHA 1 – ESTUDOS LINGUÍSTICOS
Projeto  associado 1 – Formação, estrutura e funcionamento da língua
Este projeto estuda questões relacionadas à formação, à estrutura e ao funcionamento das línguas, em perspectivas sincrônicas e/ou diacrônicas, incluindo aspectos ligados à variação linguística. Investiga também as abordagens e os reflexos dessas temáticas no processo de ensino-aprendizagem de línguas.

 

Projeto  associado 2 – Práticas discursivas e letramentos
Este projeto envolve estudos teóricos e empíricos sobre as práticas discursivas, como o uso dos diferentes gêneros do discurso e os mecanismos de interação verbal, a partir da linguística aplicada e das teorias do texto e do discurso. Inclui questões relativas aos processos de letramento e multiletramento.
LINHA 2 – ESTUDOS LITERÁRIOS
Projeto associado 3 –  Teoria e crítica literárias
Este projetoanalisa e interpreta o discurso literário em suas variadas formas. Investiga obras e autores das literaturas brasileira e estrangeiras, do ponto de vista de diversas correntes da teoria e da crítica literárias, desde as clássicas até as contemporâneas. Compreende também estudos acerca dos próprios pressupostos teóricos que fundamentam a apreciação crítica do fenômeno literário.

 

Projeto associado 4 – Leitura literária e ensino
Este projeto estuda as práticas de leitura literária e os processos de formação do leitor literário diante de diferentes suportes, promovidos ou não pela educação formal. Analisa, ainda, questões concernentes ao ensino de literatura na
Educação Básica.

Para consultar o  edital, acesse o site do IFRJ.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados