Redação

Como elaborar a introdução do texto dissertativo?

Quem nunca  ficou desesperado  só de imaginar que precisaria  produzir  uma redação na escola, no vestibular ou  em  um concurso público qualquer? A história é  sempre a mesma: “Professora, eu  não sei nem  por onde começar…”.  Há diversas maneiras de se iniciar um texto e eu mostrarei uma delas: a  citação.

Imaginemos  um candidato do Exame  Nacional do Ensino  Médio diante da prova.  Ele  lê o  enunciado da prova de Redação e observa os comandos  do  que ele precisa fazer. É nesse momento,  que muitos estudantes entram  em pânico e perdem um tempo precioso olhando para  a  folha e sem saber o que escrever.

 

Atenção ao enunciado: ele contém  o  que  você precisa fazer!

Como se pode ver, eu transcrevi  o enunciado do Exame  aplicado em 2016. Note que a  banca do Exame Nacional sempre  apresenta um tema por  meio do  qual já se  sabe  que  problema deve  ser abordado  na redação do candidato;  o  estudante não precisa perder  tempo inventando ou descobrindo  um problema. No  caso específico do  exemplo,  deve-se  pensar: “O  que é intolerância? Por que  ela é um problema? Como  pode ser combatida?”.

O  que precisa aparecer na introdução?

 

Veja como  um dos candidatos do Exame  elaborou  a introdução; sua  redação  foi avaliada com nota  1000 e  está disponível no  Manual de Redação do ENEM 2017, divulgado no dia  16 de  outubro de 2017:

O candidato  precisa se lembrar  que  a  introdução   serve para indicar ao  leitor  – nesse caso, a  banca  – a  maneira como seu texto  será estruturado.  

Leia mais  no blog:

Aprenda o que é tópico frasal

Como usar citações e  referências na dissertação

 

Referências:

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO.  INSTITUTO  NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA.  Redação do ENEM  2017: cartilha do estudante. Brasília: INEP,  2017. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados