Dicas de livros Literatura

[Indicação de leitura] Medeia, de Eurípedes

Eurípedes foi um dramaturgo  nascido em  Salamina —  ilha situada nas  proximidades de  Atenas — provavelmente  em  485 a. C.  Ele escreveu cerca de 74  peças, mas  alguns  estudiosos lhe  atribuem 92  obras  teatrais.  Em Medeia, o autor  grego conta-nos a história de um amor sobre-humano transformado em ódio e levado às últimas consequências.

Medeia é  uma personagem mitológica ligada ao mito dos  argonautas — denominação dada aos  participantes da  expedição liderada por seu marido Jason na  nau  Argó. De acordo com  o mito, a sua história se inicia com a chegada do herói Jason à Cólquida, a fim de  obter o Velo de Ouro. Medeia apaixona-se pelo líder dos expedicionários e promete lhe  ajudar e, em  troca,  exige  casamento. Anos depois,  Creonte — rei de Corinto — decide casar  a filha com  Jason, que  abandona  Medeia. Humilhada, ela  mata-lhe a noiva e os filhos no templo de  Hera.

[…]E neste  dia
serão cadáveres três inimigos meus:
o pai, a filha e seu marido. Vêm-me à mente
vários caminhos para o extermínio deles,
mas falta decidir qual tentarei primeiro,
amigas: incendiarei o lar dos noivos,
ou lhes mergulharei no fígado um punhal,
bem afiado, entrando a passos silenciosos
na alcova onde está preparado o leito deles? (p.34)

A edição sugerida aqui estabelece, em seu prefácio, uma relação entre a obra e um dos casos mais famosos das páginas policiais: a Fera da Penha, como ficou conhecida a mulher que matou os filhos após ter sido abandonada pelo marido. Este crime aconteceu em 1960, no Rio de Janeiro e Penha é o bairro onde o crime foi cometido.

Baseado em Eurípedes, o compositor Chico Buarque escreveu a peça Gota d’água, estrelada por Bibi Ferreira, em 1975.  Ouça um trecho:

Se  não conseguir  visualizar o player,  assista  no YouTube.

Confira também no blog:

Tartufo  – Seu protagonista personagem-título  é um  falso devoto que se  hospeda  na casa de Orgon, um   homem ingênuo e de  grande ardor religioso. 

Referência:

EURÍPEDES. Medéia, Hipólito, As troianas. 6.ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003. 238 p.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados