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ENEM 2015 – Questões comentadas : Funções da linguagem

A série  ENEM – Questões  comentadas foi  criada, aqui  no  blog  Conversa de  Português, em  2014.  Eu  apresentei  as  questões aplicadas no Exame Nacional do Ensino Médio e mostrei  – a  partir da  matriz de  referência do  INEP –  quais  as  competências  e habilidades correspondentes. Hoje, inicio novamente  a  série com o  propósito de comentar as questões  aplicadas no Exame 2015. A estrutura é a seguinte: apresentação da questão, competência e habilidade, gabarito oficial, comentário e link para estudos. Utilizarei  o caderno amarelo como referência  para o  gabarito.

QUESTÃO 99

14 coisas que  você não deve  jogar na privada

Nem  no  ralo.  Elas  poluem rios, lagos e mares, o  que contamina o  ambiente  e os  animais. Também deixa  mais difícil obter a água  que  nós  mesmos usaremos. Alguns  produtos  podem  causar  entupimentos:

  • cotonete e fio dental;
  • medicamento e preservativo;
  • óleo de cozinha;
  • ponta de cigarro;
  • poeira de varrição de  casa;
  • fio de cabelo e pelo de  animais;
  • tinta  que  não seja à base de  água;
  • querosene, gasolina,  solvente, tíner.

Jogue  esses  produtos no  lixo comum.  Alguns deles, como  óleo de  cozinha, medicamento e  tinta, podem  ser levados  a  pontos de  coleta especiais, que  darão destinação  final adequada.

MORGADO, M.; EMASA. Manual de etiqueta. Planeta Sustentável, jul.-ago. 2013 (adaptado).

 

O texto tem objetivo educativo. Nesse sentido, além do foco no interlocutor, que caracteriza a função conativa da linguagem, predomina também nele a função referencial, que busca

(A) despertar no leitor sentimentos de amor pela natureza, induzindo-o a ter atitudes responsáveis que beneficiarão a sustentabilidade do  planeta.

(B) informar o leitor sobre as consequências da destinação  inadequada do lixo, orientando-o sobre como fazer o correto descarte de alguns dejetos.

(C) transmitir uma mensagem de caráter subjetivo, mostrando exemplos de atitudes sustentáveis do autor do texto em relação ao planeta.

(D) estabelecer uma comunicação com o leitor, procurando certificar-se  de que  a  mensagem  sobre ações de sustentabilidade está sendo  compreendida.

(E) explorar o  uso da linguagem, conceituando detalhadamente os termos usados  de  forma  a proporcionar  melhor  compreensão do  texto.

Gabarito  oficial:  B

Competência de área 6 – Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios de organização cognitiva da realidade pela constituição de significados, expressão, comunicação e informação.

H19 – Analisar a função da linguagem predominante nos textos em situações específicas de interlocução.

Competência de área 7 – Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas.

H21- Reconhecer em textos de diferentes gêneros, recursos verbais e não verbais utilizados com a finalidade de criar e mudar comportamentos e hábitos.

Comentário:

O  estudante deve  atentar para o fato de  o enunciado da questão destacar duas  funções  da linguagem: a  conativa (ou  apelativa) e a  referencial.  A primeira caracteriza-se pelo discurso com  ênfase no receptor e, no texto utilizado  pela  banca,  evidencia-se  pelas  instruções  dadas  aos  leitores. A  questão, no  entanto, privilegia o conceito  sobre a  segunda função e  é  isto  que  o  candidato deve  procurar  nas  alternativas  apresentadas.  Deve, portanto,  lembrar-se de  que o texto referencial é predominante  informativo.

QUESTÃO  100

Embalagens usadas e resíduos devem ser descartados adequadamente

Todos os meses são recolhidas das rodovias brasileiras centenas de milhares de toneladas de lixo. Só nos 22,9 mil quilômetros das rodovias paulistas são 41,5 mil toneladas. O hábito de descartar embalagens, garrafas, papéis e bitucas de cigarro pelas rodovias persiste e tem aumentado nos últimos anos. O problema é que o lixo acumulado na rodovia, além de prejudicar o meio ambiente, pode impedir o escoamento da água, contribuir para as enchentes, provocar incêndios, atrapalhar o trânsito e até causar acidentes. Além dos perigos que o lixo representa para os motoristas, o material descartado poderia ser devolvido para a cadeia produtiva. Ou seja, o papel que está sobrando nas rodovias poderia ter melhor destino. Isso também vale para os plásticos inservíveis, que poderiam se transformar em sacos de lixo, baldes, cabides e até acessórios para os carros.

Disponível em: www.girodasestradas.com.br. Acesso em: 31 jul. 2012.

Os gêneros textuais correspondem a certos padrões de composição de texto, determinados pelo contexto em que são produzidos, pelo público a que eles se destinam. Pela leitura do texto apresentado, reconhece-se  que  sua  função é

(A) apresentar dados estatísticos sobre a reciclagem no país.

(B) alertar sobre os riscos da falta de sustentabilidade do mercado de recicláveis.

(C) divulgar a quantidade de produtos reciclados retirados das rodovias brasileiras.

(D) revelar os altos índices de acidentes nas rodovias brasileiras poluídas nos últimos anos.

(E) conscientizar sobre a necessidade de preservação ambiental e de segurança nas rodovias.

Gabarito oficial : E

Competência de área 6 – Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios de organização cognitiva da realidade pela constituição de significados, expressão, comunicação e informação.

H19 – Analisar a função da linguagem predominante nos textos em situações específicas de interlocução.

Competência de área 7 – Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas.

H21- Reconhecer em textos de diferentes gêneros, recursos verbais e não verbais utilizados com a finalidade de criar e mudar comportamentos e hábitos.

Comentário:

Embora o  ponto  funções da linguagem  não  tenha  seja explícito na  questão,  o  estudante deve  observar  alguns  trechos  do  enunciado.  A banca exige do   candidato  o  conhecimento prévio  do   que são   gêneros textuais e que  cada  um deles  destina-se  a  uma  função linguística específica.

QUESTÃO  109

enem109

Nas peças publicitárias, vários recursos verbais e não verbais são usados com o objetivo de atingir o público-alvo, influenciando seu comportamento. Considerando as informações verbais e não verbais trazidas no texto a respeito da hepatite, verifica-se  que

(A) o  tom  lúdico é  empregado como  recurso de  consolidação do pacto de confiança entre o  médico e a população.

(B) a figura do profissional de saúde é legitimada, evocando-se o discurso autorizado como estratégia  argumentativa.

(C) o uso de  construções coloquiais e específicas da oralidade são recursos de  argumentação que  simulam o discurso do médico.

(D) a empresa  anunciada deixa de autopromover ao  mostrar a preocupação social e assumir a responsabilidade pelas  informações.

(E) o discurso evidencia uma cena de ensinamento didático, projetado com  subjetividade no  trecho  sobre as maneiras de prevenção.

Gabarito oficial: B

Competência de área 6 – Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios de organização cognitiva da realidade pela constituição de significados, expressão, comunicação e informação.

H19 – Analisar a função da linguagem predominante nos textos em situações específicas de interlocução.

Competência de área 7 – Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas.

H21- Reconhecer em textos de diferentes gêneros, recursos verbais e não verbais utilizados com a finalidade de criar e mudar comportamentos e hábitos.

Comentário:

O  primeiro  período do  enunciado indica ao  estudante que  a função apelativa pode  ser o tema  da questão. Desse modo,   deve  se  lembrar  de  que  sua  principal característica gramatical do texto conativo  é   o  uso de  verbos no  modo  imperativo, de  modo a  determinar um comportamento do receptor  da  mensagem (“Vacine-se”, “Use”, “Lave”).

Aprofunde  seus estudos:

Elementos da comunicação e funções da linguagem

As funções da linguagem

Funções da linguagem no ENEM 2014

 

 

*Atualizado em 05/11/2015, às 19h10, para inclusão da questão 109.

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

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