Língua Portuguesa

Você conhece bem as vozes verbais?

 

Voz verbal é a maneira pela qual o verbo se relaciona com o sujeito da oração, indicando-o como agente,  paciente  ou agente e paciente de uma ação verbal.

Veja com atenção o  texto abaixo:

Note que, na fala de Garfield, há  as ações praticadas por ele e a praticada pelas traças:  o gato falou, olhou e notou; as traças se suicidaram. Podemos  dizer que Garfield é o agente  das ações expressas pelos verbos falar, olhar notar; as traças são, ao mesmo tempo, agente e paciente. Por que isso acontece?

Quais são as vozes verbais da língua portuguesa?

Voz ativa – O sujeito é  o  agente.  Ele é o praticante da oração  expressa pelo verbo. Ex.: O cozinheiro preparou  um delicioso  macarrão.

Voz passiva – O sujeito é  paciente, isto é,  ele recebe a ação expressa pelo  verbo. Ex.:  Um delicioso macarrão foi preparado pelo  cozinheiro.

Voz passiva sintética (ou pronominal) – Apresenta-se o verbo  na 3ª pessoa do  singular ou  do  plural (concordância com o sujeito da oração) e é  acompanhado do  pronome  SE (pronome apassivador ou  partícula apassivadora). Ex.: Anunciou-se o  aumento das tarifas de ônibus.

Voz passiva reflexiva – o sujeito é, ao mesmo tempo, agente e paciente do  fato  verbal.  Exemplos:

 Nós  nos cumprimentamos.

O rapaz feriu-se com a faca.

Atenção: Apenas  os  verbos transitivos  diretos (aqueles que necessitam de complementos sem  preposição) admitem a  voz passiva.

Leia também no blog:

O que são as formas nominais do verbo?

1 Comment

Comments are closed.

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados