Sem categoria

Morfossintaxe do verbo

Nos textos anteriores, nós  fizemos  uma breve revisão do  que são as formas nominais, locuções e vozes verbais. Neste texto,  veremos o  que  é a morfossintaxe do  verbo. Antes, é preciso lembrar que  morfossintaxe é a análise simultânea de uma palavra a partir de seus aspectos morfológicos e sintáticos. Uma explicação mais detalhada sobre o assunto  foi publicada no  texto  Você sabe o  que é morfossintaxe?

Para pensar sobre a morfossintaxe dos  verbos,  é  preciso atentar para alguns pontos:

  • Toda oração  é  organizada em  torno de um verbo ou de  uma locução verbal
  • Para identificar quantas orações há  em  um período, basta contar o número de verbos ou locuções.
  • O  verbo sempre faz parte do  predicado.

A maioria dos  verbos  pode ser classificada como verbo significativo; ou seja, transmitem  algum tipo de informação sobre o sujeito a que se referem; outros servem para estabelecer alguma relação entre o sujeito e uma característica a ele atribuída (o predicativo do  sujeito).

Os verbos significativos indicam ações, fenômenos da natureza, desejos,  conveniências e formam o núcleo  do  predicado verbal ou  do predicado verbo-nominal. Observe os exemplos:

Paulo indicou um livro. (O verbo  funciona como núcleo do  predicado verbal)

Os meninos observavam a cena curiosos. (Predicado  com  dois  núcleos: verbo transitivo e predicativo do sujeito).

Os  verbos de ligação não funcionam  como núcleo do  predicado. Assim, o núcleo  do  predicado será  sempre  um  adjetivo.

2 Comments

    1. Certamente, nem tudo o que estudamos cai em concurso. Os estudos linguísticos servem para que, entre outras coisas, escrevamos melhor; além disso, nem sempre o adestramento para concurso é sinal de que houve, de fato, aprendizado.

      Obrigada pela visita ao blog.

Comments are closed.

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados