Língua Portuguesa

O que são formas nominais do verbo?

Formas nominais são aquelas que  não apresentam  flexão de  tempo e modo.  Elas desempenham  as funções próprias dos nomes (lembramos  que nome,  em  gramática,  é o termo  utilizado  genericamente para os substantivos,  adjetivos e advérbios). São elas: infinitivo,  gerúndio e particípio.

  • Infinitivo – Indica a ação  verbal propriamente dita, sem  situá-la  no  tempo.  Pode ter valor substantivo. O elemento  mórfico  que caracteriza o infinitivo é  a desinência -r.  Ex.: Fumar faz mal  à  saúde.
  • Gerúndio –  É a forma verbal  que  indica  o processo  verbal em curso. Pode equivaler a um adjetivo ou a um advérbio. Não  pode ser flexionado. O  elemento mórfico  que o  caracteriza é a desinência -ndo.

Exemplos:

A emprega serviu  uma sopa fervendo. – valor  adjetivo

“Caminhando e cantando e seguindo a canção / somos todos iguais, braços dados ou  não” (Pra  não dizer que não falei  das flores. Geraldo Vandré) –  valor de advérbio

O  gerúndio pode,  também, expressar uma ideia imperativa: “Andando! Já  para o  banho!”

  •  Particípio –  Indica uma ação concluída e pode ter valor adjetivo,  concordando  com o substantivo ou  pronome a que se refere.    Sua desinência é -do, mas  é sempre  bom lembrar que há,  na língua portuguesa, particípios regulares e irregulares.

Ex.: 

Paulo  havia acendido a lareira.

A lareira foi  acesa por Paulo.

 

Para saber como usar cada uma das formas nominais,  leia os textos  abaixo:

Uso do infinitivo  flexionado

O uso dos particípios. 

Estrutura de palavras – desinências 

 

Que  tal  fazer  nosso  simulado sobre emprego de tempos e modos verbais? Clique AQUI

 

10 Comments

  1. Na frase: Chovendo, iremos sair; a palavra chovendo morfologicamente é um adjetivo pois é um particípio com função de adjetivo ou é um verbo porque é o verbo da oração subordinada adverbial condicional reduzida de gerúndio? Da mesma forma na frase: ” Feito o trabalho, partimos” qual é a classificação morfológica da palavra feito?

    1. Vanessa, chovendo é gerúndio; portanto, não existe possibilidade de essa forma nominal do verbo ser entendida como adjetivo em nenhum caso. Feito é o particípio do verbo fazer.

          1. eu quis dizer se o verbo feito(particípio passado) assume função ou tem valor de adjetivo na frase: trabalho feito, podemos ir. Minha dúvida se originou porque pra mim ‘trabalho’ é substantivo e ‘feito’ adjetivo pq qualifica o substantivo(trabalho). Tá certo esse pensamento? estou com dificuldade em identificar quando as formas nominais desempenham função de nome.

  2. Gostei bastante. Além de estar MUITO bem explicado, me ajudou muito agora por causa de uma prova que estou fazendo. Muito obrigado!

Comments are closed.

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados