Sobre este blog

Trago sua nota em 7 dias!

Se você está precisando tirar   boas  notas na escola ou na  faculdade, você  veio  ao  blog certo! Conversa de Português vai  ajudar você!

Não, querido  leitor, eu não fiquei maluca nem troquei de religião! O título  (pseudo)religioso e sensacionalista foi criado pelo  fato de o  CP receber muitas  visitas e  nem sempre o  leitor novo  entender  os princípios de  um blog  reconhecido  como  um espaço  educativo. Em outras horas,  eu tenho  a sensação de  ser uma santa milagreira!

À espera de um milagre...
À espera de um milagre…

Na última semana, eu recebi duas  mensagens que, implicitamente ou não,  pediam   que eu  resolvesse os  trabalhos escolares de seus autores.  Vejam o trecho de  uma das mensagens  recebidas:

Preciso de ajuda sobre um trabalho do livro de Esaú e Jacó de Machado de Assis… estou com um pouco de dificuldade para interpretar as perguntas e até mesmo achar as respostas claramente. Segue:

1) Redija uma resenha sobre a visão das mulheres machadianas, abordando a personagem Flora, de Esaú e Jacó, e Capitu de Dom Casmurro.

2) Há um aviso intencional ao leitor sobre a natureza do texto Esaú e Jacó. Por que o autor evitou empregar o termo Romance à obra?

Esse “preciso de  ajuda” eu   li como  “Faz aí pra mim!”. A mensagem  continha cinco  perguntas e estava óbvio  que  era  uma tarefa que a mocinha não conseguira resolver.  A resposta foi seca e óbvia: “Não  prestamos esse tipo de consultoria.  Obrigada pela  visita.  Andréa Motta!”

O que  faço  neste blog (com muito  prazer!) é  responder a algumas dúvidas enviadas  por nossos  leitores,  o  que  já  foi explicado em  post publicado  em 2009 e reeditado  em  2011.  Vejam o  que  escrevi na ocasião:

Quando  uma pergunta não  é respondida? O objetivo da  série   “Qual é a  dúvida?” é   responder de  maneira objetiva às  dúvidas dos leitores. Por essa  razão,  as  perguntas  precisam  ser  elaboradas  de  forma clara. A melhor forma  é  enviar  a construção  que   provocou  a  dúvida.  Por   exemplo: Qual é  o correto: “pra  mim fazer” ou “pra  eu   fazer”? Também não  respondo quando  desconfio que o  leitor deseja que eu faça sua tarefa escolar. Eu  sou  professora e não  vou  fazer o  trabalho  por   você!

Para saber  mais sobre como  participar (direito!) da coluna “Qual é a dúvida?”, clique AQUI.

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados