Literatura

12 de janeiro – aniversário de Charles Perrault e Rubem Braga

Em  12 de janeiro, comemora-se o  aniversário de dois  importantes escritores:  o francês Charles Perrault e  o  brasileiro Rubem Braga. O  primeiro nasceu em 1628; o segundo, em 1913.

A história de Charles Perrault está  relacionada à  origem da literatura infantil.  Em 1697, o escritor publicou a obra Histórias ou narrativas do  tempo passado com  moralidades, que mais tarde ficaria conhecida como Contos da Mãe Gansa. O  autor, que já era uma figura importante na sociedade francesa, atribuiu  a autoria da coletânea a seu  filho adolescente Pierre Darmancourt e dedicou-a ao delfim da França.  Na época,  o  rei  ainda era criança e o país era governado  por um príncipe regente. Antes dele, La Fontaine já havia publicado  o conjunto de fábulas inspiradas na obra de Esopo, porém foi a obra de Perrault que promoveu  o  gosto francês pela literatura infantil.  São contos do escritor: O Gato de  Botas, Pele de asno, O pequeno Polegar, O Barba Azul.

O  brasileiro Rubem  Braga nasceu  em 1913 na cidade Cachoeiro de Itapemirim (Espírito Santo). Era filho de Raquel Coelho Braga e Francisco Carvalho Braga, dono  do jornal Correio do Sul.  Já era formado  em  Direito quando  começou  a carreira jornalística no  periódico O Jornal. Durante o  período em que  morou em  Pernambuco, escreveu para o jornal Diário de Pernambuco e, quando  se mudou  para o  Rio de Janeiro,  fundou  o Folha do  Povo. Braga é considerado  por muitos  críticos como  o  maior cronista brasileiro depois de Machado de Assis.

 

Assista ao vídeo sobre Rubem Braga exibido  pela TV Cultura em 2011.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=zBEYnWplQLc[/youtube]

Se não conseguir visualizar o player,  clique AQUI.

 

Leia mais no  blog:

O que são contos de fadas? 

 

Leia fora do  blog:

Rubem  Braga e o  poder

 

 

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados