Redação

Coesão textual – entenda as relações

Este  não  é  o primeiro texto sobre coesão textual  publicado aqui no  Conversa de Português, mas  o  termo é  uma das expressões que mais  trazem leitores ao blog; assim, decidimos publicar mais um texto  sobre o  assunto.  Por meio da coesão, estabelecemos relação entre palavras, frases e parágrafos.

Já dissemos em  outros  textos que elementos coesivos são palavras ou  expressões que estabelecem  relação lógica entre as partes do texto.  Como  os  problemas de coesão  são  percebidos pelo leitor?  Em uma prova de Redação, por exemplo, é  comum a banca penalizar o candidato devido à repetição exagerada de palavras ou expressões. Assim, é preciso  que o candidato seja  hábil   ao  utilizar elipses,  sinônimos, conectivos e dominar o  emprego de pronomes.  Vejamos  alguns exemplos em  que a coesão  é estabelecida por mecanismos como a substituição  ou a referência comparativa

Marcos comprou uma camisa branca e Roberto  também.  – substituição.

A atitude do rapaz foi  diferente da de ontem. – referência comparativa.

Leia mais no blog:

 O  que é coesão textual?

Como costurar as partes do texto?

1 Comment

Comments are closed.

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados