Língua Portuguesa

Ortografia no ENEM

A nova ortografia da língua portuguesa – determinada pelo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa – passará a ser a única aceita no Brasil  a partir de  1 de  janeiro de  2013.  Até  a véspera, vale usar as duas ortografias vigentes no território brasileiro.  A dúvida de muitos estudantes é como  proceder em  concursos públicos como  o Exame Nacional  do  Ensino  Médio, o ENEM.

Os candidatos de concursos sempre têm dúvidas sobre qual ortografia usar; deste modo,  consideramos  que  a melhor atitude  é verificar o  que determina o  edital da prova. Oficialmente,  em  2012,  ainda  valem  as duas ortografias; porém,  se o  edital explicitar que a ortografia  exigida pelo concurso  é  a determinada pelo Acordo Ortográfico,  está  deve ser a utilizada pelo  candidato. Se o edital  for  omisso, valem as duas, mas certamente a banca esperará  por um candidato atualizado.  O  Edital do  ENEM  2012  apenas informa, no  Anexo  II (Matriz de referência), que o candidato deverá ser capaz de “dominar a norma culta da Língua Portuguesa”.

Ortografia é  um tópico que aparece  em  todos os programas de língua portuguesa para concurso público independentemente do grau de instrução exigido. Assim, é  fundamental  estudar  essa matéria,  embora menos de 1% das palavras  portuguesas acentuadas  tenham  sido atingidas. O candidato não deve pensar que, para aprender as novas regras, basta decorá-las;  ortografia é  algo que aprendemos principalmente por  memória visual e  não  por  memorização de regras. A dica, então,  é tornar a leitura um hábito.

O que mudou  na acentuação da língua portuguesa?

Acento gráfico – deixará de ser usado em alguns casos. Ex.: ideia, feiura, colmeia, tramoia, leem. 

Acento diferencial – permanece  em  pôr/por, pôde/pode. Os derivados de verbos também   permanecem  acentuados:  ele tem/ eles têm; ele mantém, eles mantêm.

Slide8

Um dos pontos  mais discutidos é o uso do hífen, que talvez seja a mudança  mais  significativa para nós brasileiros.

Algumas  palavras perdem  o   hífen –  Ex.: autoescola, infraestrutura.

Algumas palavras mantêm o   hífen –  Ex.: inter-racial; micro-ondas.

Slide6

Você sabe por que a ortografia da língua portuguesa vai mudar? Confira nos textos abaixo.

Língua portuguesa e as mudanças ortográficas

Histórico das mudanças ortográficas

Atualização em  02 de março de 2013:  A  nova ortografia passará a vigorar,  por decreto presidencial, em  o1 de  janeiro de  2016.

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados