Educação

Nossa conversa sobre educação

Ontem,  dia 31 de  junho de  2012, tivemos  aqui  no  Conversa de Português o  nosso primeiro bate-papo  com os  leitores.  Um  chat  foi  instalado no  CP e nossa primeira convidada foi a  educadora Cybele Meyer, editora do Educa Já!. Também estava presente a professora  Maria  Lúcia  Marangon, editora do  Blog da Professora Maria Lúcia.

Durante o  papo, citamos  alguns  pontos  como a  denúncia de violação de  direito  autoral no Blogger e no WordPress.  Conversamos, ainda,  sobre a busca de imagens sob licença Creative Commons – licença de uso que  permite ao  autor de um trabalho  publicado  na internet especificar  como será  feita sua distribuição. Outra  questão  abordada foi a maneira como  o  professor deve evitar  que o  aluno  se acostume  a copiar  textos encontrados na internet. A professora Cybele alertou  sobre o planejamento de atividades;  em  sua opinião, quando as  questões são  bem  elaboradas,  não  há possibilidade de o  aluno transformar a tarefa em  mera colagem  de textos.

Não sei  se o chat será  uma  ferramenta constantemente  utilizada, mas  a proposta é fazer uma série  inicial sobre o  tema Propriedade intelectual e educação  e convidar  profissionais diferentes para conversar sobre o  mesmo tema, porém  com enfoques  diferentes.  Deixo aqui  o  meu agradecimento à  professora  Cybele Meyer e à professora  Maria Lúcia, que participaram da conversa, e espero  contar com a presença de nossos leitores nas próximas edições.

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados