Língua Portuguesa Linguística

Expansão da língua portuguesa

A língua portuguesa  é   a  oficial  em  oito  países – Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e  Timor  Leste;  além  disso,  é  falada em Goa, Damão, Diu e  Macau – os três  primeiros na Índia e o último na China.  Por que a  nossa língua chegou a  tantas localidades?

 Assim como o  galego,  o  espanhol,  o  francês, o  italiano,  o catalão, o  romeno, o  sardo, o  provençal e o rético,  o  português é  uma língua proveniente  da expansão do  latim pela  Europa. A  língua latina expandiu-se a  partir da segunda Guerra Púnica –  entre Roma e Cartago – em 218 a.C.   Durante o processo de  expansão e queda do  Império  Romano,  os  falantes do  latim tiveram contato  com  outros   povos e, consequentemente, com outras  línguas.

Em um primeiro  momento, a  Península  Ibérica foi  invadida por  povos  germânicos (vândalos, suevos, alanos,  visigodos).  Os  germânicos permaneceram na região de 409 a 711, quando aconteceu a  invasão mulçumana e com ela,  a  chegada da  língua  árabe. A reconquista do território português só aconteceu  em 1249, data  da retomada de  Faro.  Deste processo de conquistas e reconquistas nasceram  três  línguas: o galego-português, o castelhano e  o  catalão.

Na faixa onde  hoje  está a Galícia,  surgiu o  galego-português. Com  o  processo  de reconquista do  território  português, essa língua estendeu-se até o  sul para  a região que  hoje chamamos de  Portugal. O galego-português permaneceu, durante a Idade Média,  como idioma que mantinha a unidade linguística entre Portugal e a Galiza.

 

As Grandes  Navegações e a constituição de colônias portuguesa na América,  África e Ásia contribuíram  para a expansão da  nossa  língua.  Juntos,  os países lusófonos  têm mais  de  230 milhões de  falantes. A língua portuguesa, levada pelos colonizadores a cada um desses lugares, sofreu mudanças em contato com as línguas  locais. No  Brasil, ela  entrou em  contato com as diversas línguas indígenas,  as  línguas africanas de ramo banto, as  línguas de imigração  e as de fronteira.

 

 Assista abaixo  ao  nosso  vídeo  “Quais são os  países  onde a língua  portuguesa  é oficial?”, parte da série  “1 minuto de Conversa”.

Se  não conseguir visualizar o player, clique AQUI.

Leia mais no blog:

História da língua

Origem da língua portuguesa em  slide

Um pouco de  história da língua portuguesa

História da língua – as línguas românicas

Árabe na língua portuguesa 

 História da língua e as invasões bárbaras

 

Bibliografia:
COUTINHO, Ismael de Lima. Gramática histórica. 7.ed. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1996.

GUIMARÃES, Eduardo. Das esquadras de Cabral aos cinco continentes. Revista Biblioteca Entre Livros, n.4

 

Atualização em 03/03/2017: inclusão do player.

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados