Dicas de livros Linguística Literatura

Literatura e outras linguagens

 Beth Brait é  coordenadora do  Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É organizadora, entre outros livros, de Bakhtin: conceitos-chave, Bakthin: outros conceitos-chave, Bakhtin: dialogismo e polifonia.  No livro Literatura e outras linguagens, publicado pela Editora Contexto, a pesquisadora reuniu estudiosos de  Literatura e Linguística a fim de  demonstrar as relações entre  língua e literatura; para isso, convidou professores renomados como Carlos Alberto Faraco, Carlos Vogt, Cristovão Tezza, Dominique Maingueneau,  Ingedore Villaça  Koch e outros.

 O  livro  é  dividido  em  sete unidades: Língua e literatura: saber e sabor; Escritores enfrentam e mostram a língua; Língua, literatura, identidades; Na biblioteca da vida: entrecruzar de língua e literatura; Na fronteira dos sentidos; Cantando língua e  literatura e Tramas verbo-visuais da linguagem. Cada uma das unidades foi elaborada, de acordo com a organizadora, a partir de  experiências pessoais, vivências em  sala de aula, elaboração de  livros e artigos publicados em  periódicos especializados.  Todas as  unidades  contêm depoimentos de  profissionais de Linguística e Literatura, que  falam sobre o  prazer da leitura. Os profissionais convidados demonstram  como  língua e literatura   foram  fundamentais em  seus  estudos e  na formulação de  suas  teorias.

 

 

Atualização em  21/03/2015: Você  leu  algum   livro interessante e  gostaria de  sugerir?  Participe da  nossa coluna O LEITOR  INDICA!

Leia também  no  blog:

Português no  Ensino  Médio e  formação  do  professor

Produção e revisão  textual

 

Referência bibliográfica:

BRAIT, B. Literatura e outras linguagens. São Paulo: Contexto, 2010. 235 p.

 

 

 

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados