Quando usar dois-pontos?

 Pontuação  é , segundo os gramáticos, “sistema de reforço da escrita, constituído de sinais  sintáticos, destinados a organizar as relações e a proporção de  todas as funções da sintaxe: gramaticais, entonacionais e semânticas” (BECHARA, 2009)

 

 

Um dos sinais utilizados para organizar  o  texto  é aquele conhecido por dois-pontos (:). Usam-se dois pontos:

 

a) na enumeração, explicação,  notícia subsidiária.

Compramos  dois livros: Memórias  Póstumas de Brás Cubas e Vidas Secas.

b) nas expressões que se seguem  aos verbos  dizer, retrucar, responder (e similares), quando se quer expressar, por meio do  discurso  direto o que foi  dito  por outra pessoa.

Dizia a menina:  – Não sei  onde foi  nossa mãe.

c) nas expressões que sugerem, pelo  contexto, causa, explicação ou  consequência.

Agiu de acordo com  sua consciência: denunciou  o  ladrão  à  polícia.

Leia mais sobre pontuação no   blog:

Como  usar ponto e vírgula?

Os usos da vírgula

A vírgula e o  aposto

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa e Literatura no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Professora voluntária de Língua Portuguesa e Redação no Pré-vestibular Comunitário Padre José Maurício Nunes Garcia.

Comentários

  1. em uma tese de mestrado devemos separar as equações do texto por : ou , ? e estas equações devem vir precedidas de ,?

      1. por exemplo, em um livro de física: ” a lei de hoke é dada por:
        F=kx, (1)
        então,…”
        depois do “por” usa-se dois pontos ou virgula? E depois da equação “F=kx” deve se usar a virgula?

        1. Eric, a pontuação independe da área a que está relacionado o texto. Perceba que o nosso artigo aborda o sinal de pontuação na elaboração de textos e não como parte componente de fórmulas próprias das ciências.

  2. Prezada Andréa:
    Em uma busca na internet, acabo de conhecer este valioso site, e pude ler alguns materiais aqui publicados tendo estes me acrescido substancialmente.
    Porém, a dúvida que me trouxe até aqui, não pude encontrar em minhas leituras. Peço perdão caso já esteja contemplada entre os diversos textos do site.
    Pois bem, a dúvida é sobre o uso concomitante dos sinais gráficos de ponto e dois pontos. Suponhamos a seguinte situação:
    Ao ser abreviado um conjunto de palavras, após o qual seguirá algum dado numérico é correto o uso dos dois pontos? Exemplifico minha dúvida enumerando o raciocínio em partes:

    01) Conjunto de palavras comumente utilizado: Tempo de decantação;

    02) Abreviação: T.D. (utilizando os pontos para a devida abreviação);

    03) Situação prática de aplicação que me gerou a dúvida:

    T.D.: 20 minutos.

    Portanto, é correto colocar após o “T.D.” os dois pontos “:”, já que pelo que entendo a abreviatura exige os seus pontos, e o dado seguinte (20 minutos) exige a precedência dos dois pontos?

    Será que me fiz entender?
    Gostaria muito de receber o esclarecimento a esta minha antiga dúvida.

    Obrigado!

    1. Jadilson, obrigada pela visita e por seu comentário. O seu raciocínio está certíssimo! Não há nada que eu deva acrescentar, a não ser a observação de que a pontuação da abreviatura não é influenciada pela pontuação da frase em nenhum caso!

  3. Olá Andréa,
    muito bom seu artigo.
    Eu gostaria de saber se está certo. Eu publiquei um e-book no amazon kindle e minha intenção não era colocar os dois pontos e acabou ficando assim no site para compra:
    Cidade em Chamas: E OUTROS CONTOS SURREAIS

    ta errado? tem algum problema deixar assim? pois ‘e outros contos surreais’ na edição da capa eu escolhi como subtitulo, e ficou assim no final.

    Obrigado pela atenção.

  4. Andréa Motta, sabe me informar se é incorreto usar os dois pontos depois do verbo de ligação “ser”? Eu sei que não se separa o sujeito ou verbo de ligação do predicativo por vírgulas, mas quanto aos dois pontos não tenho certeza, pode me ajudar?
    Por exemplo, antes de uma enumeração:
    As causas são: mimimi, blablaba, popopo.

    1. Fernando, obrigada por confiar no blog Conversa de Português! Não há nada errado com a sua frase e seu raciocínio está corretíssimo! No seu exemplo, os dois-pontos indicam que, na sequência, virá um aposto; ou seja, a explicação do que foi dito antes.