Educação

Blogs e Educação – a nova coluna do blog

Os blogs surgiram  em  1999, ano em que Evan Willians criou o software  Blogger, que surgia  como opção para a publicação de textos   online, mas não exigia  que seu utilizador  tivesse conhecimento técnico em  computação (KOMESU, 2005). Desde então, novas recursos tecnológicos  surgiram e têm  sido utilizados como apoio ao ensino:  chats, listas de discussão, fóruns. Os blogs, especialmente, têm  sido  utilizados por professores como “extensão” de suas aulas e como recurso  interação  com os alunos.

O Conversa de Português tem uma página em que eu  recomendo  alguns dos blogs de que gosto e leio com frequência. O critério de escolha foi  o fato de a maioria relacionar-se com a Educação e com o uso de mídias como ferramenta de ensino e aprendizagem. A partir de hoje, dia 28 de agosto,  o CP terá  uma nova coluna temporária,  Blogs e Educação,  que será publicada aos domingos e funcionará da seguinte maneira: publicarei um breve resumo  sobre um dos indicados  de minha lista – ou  qualquer outro – e a indicação dos meus textos  favoritos naquele blog.

O Caldeirão  de Ideias, inciado em novembro de 2006, é editado  pelo professor Robson Freire, que   já  foi entrevistado  aqui  no Conversa de Português; razão pela qual foi  escolhido para inaugurar a coluna Blogs e Educação (Leia a entrevista em Dia do professor e duas conversas).

Além a discussão  sobre tecnologias aplicadas ao  ensino, também  chamam atenção os  textos  que promovem  reflexão sobre cidadania. O  Caldeirão contém campanhas contra a homofobia e o  racismo.

Leia no  Caldeirão:

Professor, precisamos de sua luta e de sua voz  –  O artigo  aborda  a polêmica em torno  do projeto de lei redigido  pelo senador Azeredo e a regulamentação da internet no  Brasil.

Homossexualidade: vamos  discutir de verdade? – O professor propõe a reflexão sobre a  homofobia e faz analogias com o filme X-Men Primeira Classe. Fica muito  claro, pelo  texto do  blog, que a escola precisa ser um espaço  em que se ensine respeito e tolerância, independente das convicções religiosas  ou sociais.

Os cinco  erros mais comuns no  erro de blogs em educação – Dicas sobre o que um professor deve evitar em  seu  blog educativo.

Uso pedagógico do e-mail – Como  usar e-mail como  ferramenta pedagógica.

Uso  pedagógico dos fóruns –  O que é, para que serve e como  usar um fórum pedagogicamente.

A próxima edição da coluna Blogs e Educação será  no domingo, dia 4 de setembro. Aguarde!

 

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados