Educação

E eu ganhei pintura indígena…

Katú, leitores!

 

Katú significa “Como  vai?” e é um dos termos indígenas que eu aprendi com o professor  José Guajajara em  sua  visita ao  Instituto  Federal de  Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de  Janeiro, na sexta-feira, 29 de abril. Guajajara, cujo  nome  indígena é  Urutau,  esteve no  IFRJ para conversar com  os  professores de  Língua Portuguesa e Artes a sobre a  Lei Nº11.645/08, que  determina a  inclusão de  culturas  indígenas nos currículos  escolares.

Antes da palestra, o  professor José Guajajara fez em meu  braço  a representação do  trançado utilizado  para confeccionar um  cesto  de que eu  gostei  muito e que é   usado  pelas indígenas de sua etnia – aprendi que eles  dizem  “indígenas” –  para  transportar aquilo  que  colhem. A tinta é preparada com carvão, água e genipapo – este último  age como fixador.  Deste modo, eu ficaria  pintada por 15 dias.  O  desenho  é feito com  essa  mistura e aplicado  com  palha de buriti – uma palmeira da Amazônia.

Foto-0008

Meu  braço foi pintado  pelo  professor  Guajajara.

 

Para saber mais sobre o professor José  Guajajara e sua palestra no IFRJ, leia o texto  Visita de indígena agita o campus  Nilópolis.

2 Comments

  1. Nooossa, muito legal!!
    Adorei a Maíra, não era esse o nome da menininha com quem eu conversei?!

    1. Oi, Bruna. É isso mesmo: Maíra era aquela linda menininha que conversou com você e gostou tanto da maneira como vocês a receberam que já está decidida a estudar lá quando crescer. Fiquei feliz por ver seu comentário aqui. Obrigada pela visita!

Comments are closed.

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados