Linguística

Elipse e zeugma: duas figuras bem parecidas

As figuras de linguagem, um dos  tópicos estudados  pela Estilística, são os “aspectos que assume a linguagem para fim  expressivo, afastando-se do  valor linguisticamente aceito” (CAMARA, 1977). Costuma-se dividi-las em  três  grupos: figuras de palavras, figuras de pensamento e figuras de construção. Entre as últimas, estão  a elipse e o  zeugma, cuja característica principal  é a  omissão de  um termo.
A elipse caracteriza-se  pela  omissão de  um  termo facilmente identificado. Em “Saímos cedo do trabalho”, temos  a  elipse do pronome pessoal nós, que está  subentendido na flexão  verbal.  O zeugma é apresentado, em  algumas  gramáticas,  como  um tipo especial de elipse, uma vez que  também  se caracteriza pela  omissão de  um termo  na oração; porém, no zeugma, ocorre a omissão de  um  termo  anteriormente expresso.
Observe:
Compramos café  e leite; Marcos, torradas e queijo.

No exemplo acima,  temos  uma  elipse do  sujeito (o pronome pessoal nós) e um zegma do  verbo  comprar.

10 Comments

  1. no exemplo da kelly também há elipse !!! a primeira frase , por exemplo, possui o (Nós) subentendido.

  2. “Vivemos em dois mundos.Um deles-o dos acontecimentos.O outro-o das informações. ”
    Essa frase possui catáfora ou elipse?
    Estou com muita dúvida! Att

    1. Kelly, não é uma frase; são três! Além disso, você fez uma confusão de conceitos. Como você leu no texto, elipse é a terminologia que usamos para indicar um termo omitido, mas facilmente identificável pelo contexto, apesar de não aparecer na frase (É o que eu explico em meu texto). Leia atentamente e perceberá que seu exemplo não cabe no conceito de elipse, mas sim no de zeugma.

      Catáfora é o termo que usamos para nos referir a um processo de coesão em que o referente aparece após o elemento coesivo. Você pode ler sobre isso em meu artigo “Como costurar as partes do texto”. http://conversadeportugues.com.br/2013/10/como-costurar-partes-texto

Comments are closed.

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados