Língua Portuguesa

Havia ou haviam maçãs? A concordância do verbo haver

maçãs

Havia maçãs na fruteira.

 

É muito comum ouvirmos  frases como “Haviam  problemas”, “Haviam  pessoas na sala”  e  este  é um tipo de dúvida que os leitores  sempre  enviam  ao  blog. Vejamos, então, como  fazer a concordância  com  o  verbo haver.

A regra geral da concordância verbal  diz que o  verbo concorda com o seu sujeito, porém esta regra  não  se aplica ao verbo haver, quando ele substitui o   verbo existir em  uma oração. Neste caso,   o verbo é   impessoal. As frases que nos  serviram de exemplo devem ser, portanto, “Havia problemas”, “Havia pessoas na sala”. Note que ao trocarmos o verbo  haver por existir, esse deve  ser  flexionado normalmente: “Existiam problemas” e “Existiam  pessoas  na sala”.

 

Observemos,  ainda, que numa locução   verbal em  o  verbo haver é  o  verbo principal, o verbo  auxiliar assume a impessoalidade do principal.

Deve haver  reuniões na  próxima semana.

 

Quando, ao  contrário, o   verbo   haver é  o  auxiliar na locução  verbal, este flexiona.

 

Há de  surgir uma  pessoa bondosa.

Hão de surgir pessoas bondosas.

Havia aparecido uma   mancha de  óleo.

Haviam  aparecido manchas de óleo.

 

 

 

4 Comments

  1. Trabalhei durante seis anos em uma universidade particular, atuei como coordenadora de curso e, a cada reunião de coordenadores, registrava-se um "erro" quanto ao uso de havia/haviam. Ao final, já era engraçado, as pessoas, ao tencionarem usar o verbo haver, me olhavam e escolhiam outras opções…gostei muito do post.

    1. Gostei muito das dicas!!!
      Se possível tira essa dúvida: há erro na frase seguinte de concordância verbal? – O professor havia marcado uma nova data para a entrega dos trabalhos.

Comments are closed.

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados