Linguística

Prosopopeia

pronomes

Prosopopeia é a figura de linguagem que consiste na atribuição de características humanas a seres inanimados. É também chamada de animismo ou personificação. Nos quadrinhos acima, ela é caracterizada pelo fato de  os  personagens – uma tartaruga e uma ave – falarem.

Esta figura é muito utilizada na literatura, como podemos ver na fábula de  La Fontaine:

O processo do lobo contra a raposa

O lobo alegou  que o haviam roubado: uma raposa, sua  vizinha, de muita má fama, foi chamada ao tribunal.  O juiz era o senhor macaco, diante do  qual seguiu  o processo entre as partes, sem a  intervenção de advogados. O  juiz não se lembrava de  litígio mais complicado e  longo. Assim, dentro de  sua angústia, ele transpirava. Depois que um outro litigante discursou, contestou, replicou, gritou e alvoroçou, o magistrado, convencido de que  ninguém,  tinha razão, disse-lhes: “Conheço-os  há  muito  tempo, amiguinhos, e ambos irão  pagar  multa. Você, lobo,  porque se queixa ainda que não  lhe  tenham tomado nada; e  você, raposa, porque tirou, conforme a acusam.” O juiz estava convencido de que qualquer que fosse sua sentença estaria condenando um  vigarista.

 

 

Leia também:
Anacoluto
Eufemismo

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados