Língua Portuguesa

Anfitrião

A aula era sobre formação de palavras e fazíamos algumas comparações entre os prefixos latinos e gregos. Em nossa  lista de correspondências apareceram elementos como anfí- e ambi- que, apesar da origem diferente, têm o  mesmo sentido: duplicidade. Pensamos, então, em palavras  como anfíbio, ambivalente, ambiguidade, anfiteatro. Uma de  minhas alunas  fez-me a seguinte pergunta: “E  a palavra anfitrião  também tem a  ver com  isso?”. Vejamos o significado de anfitrião no Dicionário Houaiss:

anfitrião. s.m. o dono da casa, o que recebe  convidados.

Na mesma hora, lembrei-me de ter lido algo  a respeito em  uma de minhas revistas e expliquei à aluna  que não  se sabe ao certo a  origem da palavra  “anfitrião”, mas  o  primeiro a  usá-la com o sentido descrito  pelos dicionários   foi  o  dramaturgo francês Molière em  sua comédia Amphitryon.  Qual era, então, o sentido original? O professor Mário da Gama Kury, no Dicionário de Mitologia Grega e Romana, conta-nos a história do príncipe tebano Anfitrião, que resumirei a seguir:

Anfitrião era filho de Alceu e Astidâmia e  participou da guerra entre seu tio Electríon, rei de Micenas, e Pterelau, pretendente ao  trono daquele reino.  Os filhos dos dois rivais morreram na batalha, salvando-se  apenas Licímio, filho do primeiro, e Eueres, filho do segundo. Revoltado com  a morte dos outros filhos, Electríon declarou  nova guerra, mas, ao  partir para a batalha, confiou o reino e a filha Alcmene a Anfitrião,  fazendo-o prometer que  protegeria e respeitaria a virgem até seu retorno.  Terminada a guerra, o pai  da moça voltou à cidade  e Anfitrião  devolveu-lhe  o rebanho, mas  uma vaca furiosa assustou o princípe e este, na tentativa de se proteger,  lançou-lhe uma  estaca  que acabou  por  matar  o  sogro. Almene ainda desejava vingar a morte da família e  condicionou  o casamento à vingança da morte dos irmãos, o que  foi aceito por seu  noivo. Zeus, o principal deus  da mitologia grega, apaixonado  por Alcmene, aproveitou-se da ausência de Anfitrião e , assumindo  sua aparência, seduziu a moça e gerou Héracles.  Anfitrião, sem   nada saber, regressou à cidade e  também se uniu  a Alcmene, gerando Ificles. Anfitrião  foi informado pelo sábio Tirésias que Zeus enganara Alcmene e o príncipe decidiu, deste modo,  perdoar a esposa. A fim de saber qual dos gêmeos era seu filho, Zeus e Anfitrião expuseram  os  bebês a um  grande perigo: lançaram duas serpentes no  berço; Ificlés temeu os animais, mas Héracles as estrangulou, ação  que serviu para comprovar sua origem divina. (KURY, 2003, p.32-33)

Confesso  ter me equivocado, durante a aula,  a respeito de  alguns detalhes sobre o mito de Anfitrião. Apesar disto,  os  alunos  perceberam algo no nome do  príncipe: a duplicidade  expressa pelo prefixo anfi- (o motivo de  toda essa conversa mitológica) aparecia indiretamente  na farsa criada por Zeus, ao assumir a fora do  marido de Alcmena.  Não sabemos se nossa percepção está certa ou se  não  passa de uma “viagem” como exclamou um outro aluno. Este texto foi  escrito para os meus alunos do Ensino Médio, a quem eu prometi publicar uma das perguntas feitas durante a aula  de ontem, dia 19 de novembro de 2010.

Fontes de pesquisa:

ETIMOLOGIA – a origem das palavras. Revista Língua Portuguesa Especial 2. Março de 2007.

KURY, Mário da Gama. Dicionário de Mitologia Grega e Romana. 7.ed. Rio de Janeiro:  Jorge Zahar, 2003.

4 Comments

  1. Acho que a origem deve ser em base esse mito sobre ele, mas que depois foi usado pela grande classe pra se tratar de alguém que lhe recebe em casa e faz as coisas que quiser, como uma empregada, mas que em um certo tempo foi chamado aos escravos, e hoje pode-se dizer que mudamos o significado dela pra algo mais “elegante”, onde quem apresenta os espetáculos é chamado de Anfitrião. Então concluo que ela teve algumas mudanças no significado ao longo do tempo.

Comments are closed.

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados