Língua Portuguesa

Qual é a dúvida? Plurais variáveis

Há,  na língua  portuguesa, alguns  vocábulos  que admitem  mais de um plural, o que pode acarretar  muitas dúvidas. Uma leitora enviou-me uma pergunta sobre o tema.
Sempre recebo o e-mail de vocês e, precisando sanar uma dúvida, decidi recorrer ao blog para termos mais uma “conversa de português”.
Cunha & Cintra (1985, p. 176-7) relacionam palavras terminadas em –ÃO que apresentam plural variável, como as listadas abaixo.
Alazão  – alazães / alazões
Ancião  – anciãos / anciões / anciães
Ermitão – ermitães / ermitãos / ermitões
Corrimão – corrimãos / corrimões
Hortelão – hortelãos / hortelões
Verão – verões / verãos
Anão – anãos / anões
O que pode explicar a existência de mais de uma forma de plural?
O professor Ismael de Lima Coutinho, em  sua Gramática Histórica (1979), explica que “as terminações latinas  -anu, -ane, -one, -udine, deram  em português, respectivamente -ão, -ã, -om, por causa da nasalidade comunicada pelo -n à vogal anterior. Depois, as duas últimas terminações foram absorvidas pela primeira. Entretanto, no plural aparece a distinção original”. É o que se pode ver nos exemplos citados pelo professor:
paganos  > pagães
panes > pães
sermones >sermões
multitudines >multidones> multidões
A confusão entre os plurais, na língua arcaica, é causa de que ainda hoje algumas palavras,além do plural próprio, tenham outro  por analogia.  A terminação mais usada é  -ões.
aldeão – aldeãos, aldeães, aldeões
anão –  anãos, anões
gavião – gaviães,gaviões

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados