Língua Portuguesa

Presidenta?

Acho  um exercício interessante observar a maneira como  candidatos  a cargos  políticos e seus  correligionários expressam-se  no  horário eleitoral. Outro dia, ouvi  algo  parecido com “Com  o  seu voto, a candidata Fulana de Tal  será a primeira presidenta do Brasil”.  Será que é correto  este vocábulo?

 

Os dicionários  apresentam  a seguinte definição para a  palavra presidente:

 

Presidente.s.2g. Quem dirige os trabalhos em  um congresso, assembleia, tribunal etc. 2.título  oficial do  chefe de governo no regime presidencialista.

 

Observe que  o  dicionário  Houaiss indica que o nosso  vocábulo é um substantivo comum de dois  gêneros; ou seja, uma  única forma para o masculino e o  feminino.  O  que determina o  gênero gramatical  no  substantivo  comum de dois  gêneros é  seu  determinante ( artigo, adjetivo ou pronome). Exemplos:  a estudante / o estudante;  a mártir / o mártir; a consorte / o consorte; a dentista / o dentista; a gerente / o gerente; a jornalista / o jornalista. O  mesmo  dicionário, no entanto, registra o uso popular da  forma presidenta.

 

5 Comments

  1. olá
    adorei o blog..tbm me dói o ouvido o presidenta!! e espero que essa candidata que está a frente por enquanto não vença..que pelo menos possamos ter um segundo turno, porque a candidata a frente não me agrada em nada!

    ahh se quiser pode dar uma passadinha no meu blog e deixar um comentzinho dizendo o que achou: http://pinklifeofnih.blogspot.com

    beijos

  2. Ótima explicação Andréa. Pelo jeito, nós teremos mesmo uma mulher na presidência.

    Abraços!

Comments are closed.

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados