Língua Portuguesa Linguística

Qual é a dúvida? Anacoluto

 

O  que é um anacoluto?
G.
A pergunta  acima   foi enviada  por   um leitor do blog. O  leitor enviou   também o conceito  que pode  ser encontrado na  maioria  das  gramáticas e dos livros didáticos para o  Ensino Médio.

 

Anacoluto, ou frase quebrada, é uma figura de linguagem que, segundo a retórica clássica, consiste numa irregularidade e na regularidade automática muito expressiva.
Disse meu  leitor que   não  entendera a explicação que  lhe dera. De fato,  escrito assim é  dificílimo de entender… O que, então, é  um anacoluto? O  professor Evanildo  Bechara  ensina-nos  que  esta  figura de sintaxe  é a “quebra da estruturação  gramatical da oração”. Observemos  o exemplo:
A pessoa que  não sabe viver em sociedade, contra ela se  põe a lei.

A ordem  natural da  frase seria:  “Contra a  pessoa que   não  sabe viver  em sociedade se põe a lei”.

 

6 Comments

  1. O professor, olha, descupa, mas essa explicação ainda ficou um tanto que obscura, se puder ser mais específco, pois eu estou a estudar para um concurso, e isso está no conteúdo, por favor, estarei esperando.

  2. A gente vive para aprender…
    Não lembro de ter ouvido essa palavra (anacoluto)nas aulas de português. E confesso que tive excelentes professores. Muito bom esse post. Parabéns pelo Blog.

Comments are closed.

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados