Modalidades discursivas – a argumentação

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O  que é  uma argumentação? Qual  a   intenção  do  autor – falante ou escritor – ao escolher  tal  modo de organização do discurso? A argumentação, assim  como  a exposição sobre a qual escrevemos  no   texto de  ontem , é  uma das características do  texto dissertativo.
Na dissertação, o autor expõe e defende  seu ponto de  visto por  meio de  argumentos.  É a  modalidade presente nos debates, nas resenhas e textos  acadêmicos em  geral.
1. A estrutura do  texto argumentativo  é: ideia principal, argumentos e ratificação da ideia principal.
2. Emprego de provas ou  justificativas para reforçar ou rebater uma opinião ou   tese.
3.  Ênfase na  persuasão. O autor tem a intenção de  convencer o  seu  interlocutor.
Há muitos preconceitos decorrentes do  valor social relativo que  é atribuído aos  diferentes modos de falar: é  muito  comum  se considerarem as variedades  linguísticas de menor  prestígio como  inferiores ou erradas. O  problema do preconceito disseminado na  sociedade em relação às falas dialetais deve ser  enfrentado, na escola, como  parte do objetivo educacional mais  amplo de educação para  respeito à diferença. Para  isso, e   também  para  poder ensinar Língua Portuguesa, a escola precisa livrar-se de  alguns mitos: o de que  existe uma  única forma “certa” de   falar –  a que parece com a  escrita –  e  o de que a escrita é  o  espelho da fala –  e, sendo assim, seria  preciso “consertar” a    fala do aluno para evitar  que ele escreva errado. Essas  duas práticas  produziram uma  prática de  mutilação cultural que, além de  desvalorizar a  forma de  falar do aluno, tratando sua comunidade como se  fosse formada por  incapazes, denota desconhecimento de que a escrita de  uma língua não  corresponde inteiramente a  nenhum de seus dialetos.  (Parâmetros Curriculares Nacionais : Língua Portuguesa)
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Ainda  hoje no  blog: a  injunção. Aguarde!
Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa e Literatura. Especialista em Teoria Literária pela UERJ. Mestranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal Fluminense. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

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2 Comentários

  1. Paulo Sérgio 16 de março de 2011 at 16:54

    Boa tarde!
    Goataria de dar o meu parabens pelo ótimo Blog.
    Está sendo muito útil pra mim!
    Estudar sozinho e com os atuais livros distribuídos nas escolas públicas, é muito dificil.
    Obrigado!

  2. Andréa Motta 16 de março de 2011 at 16:55

    Paulo, muito obrigada pela visita. Espero que o blog seja útil em seus estudos.

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