Outros assuntos

Hoje é dia do folclore

O dia  22 de agosto foi declarado Dia do Folclore, por  meio de   um Decreto Federal  em 1965 e, ao contrário do  que  costuma  sugerir o senso  comum,  o  termo   não  refere-se  apenas  aos contos e lendas populares, mas  a  tudo  o  que está  relacionado à  cultura do povo.  A criação  do   termo   é  atribuída  ao inglês William  Thoms, que em 22 de agosto de   1846, publicou o artigo “Folk-lore”, cujo significado  pode ser entendido por “conhecimento do povo”.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, usando da atribuição que lhe confere o artigo 87 – inciso I, da Constituição e

CONSIDERANDO a importância crescente dos estudos e das pesquisas do Folclore, em seus aspectos antropológico, social e artístico, inclusive como fator legitimo para o maior conhecimento e mais ampla divulgação da cultura popular brasileira.

CONSIDERANDO que a data de 22 de agosto, recordando o lançamento pela primeira vez, em 1846, da palavra Folk-Lore, é consagrada a celebrar esse evento;

CONSIDERANDO que o Governo deseja assegurar a mais ampla proteção as manifestações da criação popular, não só estimulado sua investigação – estudo, como ainda defendendo a sobrevivência dos seus folguedos e artes, como elo valioso da continuidade tradicional brasileira,

DECRETA:
Art. 1º Será celebrado anualmente, a 22 de agosto, em todo o território nacional, o Dia do Folclore.

Art. 2º A Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro do Ministério da Educação e Cultura e a Comissão Nacional do Folclore do Instituto Brasileiro da Educação, Ciência e Cultura e respectivas entidades estaduais deverão comemorar o Dia do Folclore e associarem-se a promoções de iniciativa oficial ou privada, estimulando ainda, nos estabelecimentos de curso primário, médio e superior, as celebrações que realcem a importância do folclore na formação cultural do país.

Art. 3º Revogam-se as disposições em contrário.

Brasília, 17 de agosto de 1965; 144º da Independência e 77º da República.
H. CASTELLO BRANCO
Flávio Suplicy de Lacerda
Publicado no D.O.U. de 18.8.1965

 

Para mim,  uma das  mais bonitas manifestações populares brasileiras é  o tambor  de crioula, dança de  origem africana muito  tradicional no Maranhão, que foi declarada  Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro em 2007.

 

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=h54vSrwWUEo[/youtube]

Para  assistir  ao vídeo Tambor de crioula, no  You Tube, clique AQUI

 

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados