Dicas de livros Literatura

Uma novidade no blog

A coluna Sugestão  Bibliográfica foi  criada para compartilhar  as minhas leituras teóricas e responder à pergunta de uma  leitora  que pedira uma indicação de  um livro sobre gêneros  literários. Com   o tempo, eu  passei a  indicar  livros que  considero importantes  para a formação do profissional de Letras.  A partir de agora,  a  coluna será colaborativa e as indicações serão  feitas, inicialmente,  pelos professores e estudantes de  Letras leitores deste   blog.

Há algum   tempo eu   venho  pensando em  uma maneira de  tornar o Conversa de Português mais  dinâmico e  em como   isso  poderia ser feito junto  com  os  leitores. A minha fonte de inspiração  é o blog O que elas estão  lendo.  Organizado  por Georgia AegerterFlávia  Mariano o blog é totalmente  escrito  por suas leitoras (Há também uma  indicação de leitura feita por mim: A  viagem de  Théo). No  Conversa, apenas a  coluna Sugestão Bibliográfica será  colaborativa e  o público alvo será o profissional de Letras.
Eu comecei a divulgação da  nova   fase da coluna em  duas listas de discussão das quais participo,  ambas   formadas  por professores. Eu  lhes  apresentei a ideia e  fiz  o  convite para a publicação.
A primeira indicação de leitura vem de Renata  Ramalho, professora de Língua Portuguesa e Produção Textual.  O  livro sugerido  é Quem  é  Capitu? e a  professora diz a seu respeito:

 

Quem é Capitu? proporciona um mergulho no universo de uma personagem tão enigmática da Literatura brasileira. Fernanda Montenegro, Lya Luft, Luiz Fernando Veríssimo, Millôr Fernandes, Mary Del Priore entre outros deixam registradas suas impressões feitas em torno de Capitu. Ótimo também para trabalhar com alunos após a leitura de Dom Casmurro.

Quem_é_Capitu

SCHPREJER, Alberto. Quem  é  Capitu? Rio de Janeiro: Nova Fronteira,  2008. 176p.

 

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados