Língua Portuguesa

Dúvida do leitor – Uso da vírgula

Qual  é  a  sua  dúvida é  a  seção do  blog em que  respondo perguntas enviadas  pelos  leitores, de acordo com o  que  foi explicado  no texto  Como enviar perguntas para o   blog.  Hoje respondo  uma pergunta sobre o  uso das  vírgulas.

Tenho muita dúvida no uso da vírgula, como por exemplo:
a) Antes de mais nada, ele se levantou e saiu. (Tem esta vírgula ou não?)
b) Ele garante que vai pagar mas não sabe quando. (Precisa colocar a vírgula antes do mais ou é facultativo?)
Obrigado.
P*

Ao  meu leitor, respondi da seguinte maneira:

Boa noite, P.
Sua   primeira  frase está certíssima.   Na  segunda,  há necessidade  da   vírgula antes da  conjunção  MAS, pois ela é sempre antecedida  de vírgula.  Lembro, ainda,  que   o  uso de ponto antes dessa  conjunção, como   muitas  vezes vemos  na   imprensa, é   um  equívoco.

 

Envie também suas perguntas  ao  Conversa de Português.  Para  enviá-las, basta  preencher  o formulário de  contato do blog,  fornecer  um endereço de email  válido e  enviar  a pergunta. Somente serão respondidas as dúvidas  enviadas através do  formulário; portanto, não deixe  sua  pergunta nos  comentários  do  blog.  Para agilizar  o processo, o ideal  é que  seja enviada  uma  frase  com o tipo de  construção que  suscitou  a  dúvida; por  exemplo: “Qual é  a  forma correta: fui à praia  ou  fui a praia?”. Se mais de um leitor enviar  perguntas  semelhantes, elas  serão respondidas  em  um mesmo   texto. Assim  que  a  pergunta for  respondida, enviarei uma  mensagem com o link do  post e uma  cópia do texto  publicado.

 

 

8 Comments

  1. Boa tarde!
    Quando nos referimos a uma saudação, por exemplo: “Olá, boa tarde”. Neste caso, se faz uso desta vírgula entre o “Olá e boa tarde”?
    Desde já, agradeço!

  2. Oi, querido blogger!

    Gostaria que você, por gentileza, esclarecesse uma dúvida que tenho quanto ao usa da vírgula em um caso específico. Gostaria de saber se a frase abaixo poderia levar vírgula antes do verbo de ligação que aparece antes da palavra “feijão”.

    “Todo mundo tem fome. Se não é de feijão, é de amor.”

    Eu vi a frase acima escrita da forma como a reproduzi, mas estranhei a presença da vírgula antes do “é”.

    Desde já, agradeço seu esclarecimento.

  3. Olá, boa tarde.
    Eu tenho dúvidas sobre como usar a vírgula em casos como: “A vida, nada mais é do que um conto de fadas, apenas uma fantasia que acontece todos os dias”

    Eu sei que não posso usar vírgula entre sujeito (a vida) e verbo de ligação (é), mas e quando eu acrescento o “nada mais”? Torna-se um caso diferente?

    Também não tenho certeza se, nesse caso, poderia substituir a vírgula antes de “apenas” por um ponto final.

    Desde já, agradecida!
    H.

    1. Haiany, a frase inteira está mal pontuada. A redação correria deveria ser “A vida nada mais é do que um conto de fadas; apenas uma fantasia que acontece todos os dias”.
      Você mesma explicou o motivo pelo qual a pontuação do período foi feita de maneira equivocada e o “nada mais” em nada interferiu na estrutura do período.
      Também não seria adequado usar o ponto de final – como o nome diz ele encerra o período. Ao inserir tal pontuação onde você sugeriu, teríamos “Apenas uma fantasia que acontece todos os dias” – uma frase que, gramaticalmente, ficaria completamente sem sentido.

      Para enviar novas perguntas para a seção “Dúvidas do leitor”, por favor, utilize o formulário de contato: http://conversadeportugues.com.br/sobre/contato/

Comments are closed.

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados