Educação

Aulas adiadas

Várias escolas do Rio de Janeiro adiaram o início do semestre letivo, como forma de prevenção contra a gripe A; entre elas está a instituição onde trabalho e em cujo site podem ser lidas várias orientações sobre a nova epidemia.
Ao iniciarmos o semestre letivo, solicitamos especial atenção dos estudantes para as informações sobre a Gripe A (gripe suína), seus sintomas e cuidados, nesse momento em que o vírus Influenza A se espalha por todos os países do mundo. Ressalta-se que, na eventualidade da suspeita ou confirmação da doença, o estudante deverá manter-se afastado de suas atividades acadêmicas e buscar assistência médica.
Dúvidas mais freqüentes sobre a gripe suína:

O que é a gripe A ou gripe suína?

É uma doença infecciosa aguda causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1.

Como é transmitido o vírus? 

Ela está sendo transmitida de uma pessoa a outra por via respiratória. Os especialistas apontam que, normalmente, as partículas com vírus viajam por até um metro de distância. Também pode ser transmitido pelo contato das mãos com secreções respiratórias. Se as mãos não forem lavadas, haverá transmissão pelo contato direto com outras pessoas (aperto de mãos) ou indireto (tocar em superfícies contaminadas). Estas pessoas poderão tocar a mucosa oral, nasal e ocular com as mãos contaminadas e haver penetração do vírus no organismo através dessas mucosas. A aglomeração de pessoas em ambientes fechados facilita a disseminação da gripe.
As pessoas podem transmitir o vírus antes mesmo de sentir os sintomas e depois de já terem melhorado. Os vírus da gripe suína podem ser encontrados não apenas nas secreções nasais, mas nas fezes. Os vírus da  gripe também sobrevivem por dias ou até mesmo semanas em superfícies secas. Evidências apontam que as pessoas podem se contaminar ao encostar em superfícies contaminadas — como teclados e maçanetas– e depois tocar nariz, olhos ou boca.

Quais são os sintomas?

Os sintomas em humanos são parecidos com os da gripe comum e incluem:
• Calafrios e febre súbita acima de 38°C,
• Dores musculares.
• Dificuldade respiratória.
• Tosse
• Dor de garganta
• Desconforto geral e fraqueza.
• Em alguns casos náusea vômito e diarréia.
Como devo agir se estiver com os sintomas?

Para esclarecimentos a pais, educadores e população em geral, a Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (SESDEC) disponibilizou os serviços do Disque Gripe 0800-2810100, com atendimento das 6h às 23h30, e do Telessaúde (0xx21-3523-4023), que funciona no mesmo horário. Além disso, o site da Secretaria de Educação dispõe de informações sobre a doença, or meio do link www.riocontragripea.rj.gov.br. Informações complementares podem ser btidas em: www.saude.gov.br

Fonte do  texto:  http://www.ifrj.edu.br/ascom/arquivos/nota_estudantes.pdf

Já conhece nossa página de fãs no Facebook?

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados