Educação

Copiar e colar. Plágio é crime!

Na aula de  hoje, eu orientei  alguns alunos sobre a pesquisa que estão fazendo sobre os países  lusófonos. Quando planejamos a atividade, combinamos que a  busca seria  feita em sites, jornais, livros , revistas _tudo o que  possa  servir de   fonte de informação. Os meninos  são adolescentes, a geração  que  vive  pendurada  na  internet , mas   não aprendeu a  usá-la com bom senso. Deixei claro que os  textos do trabalho devem ser originais, portanto não  podem fazer  uso exagerado do recurso  copiar / colar.  Uma  das  etapas  do trabalho  é a  publicação de  seus  textos aqui no Conversa e  aproveitei  para  falar da campanha o contra  o  plágio nos blogs.



Nos últimos  dias, a “blogosfera”  está agitada  pela história de  um blog   todo   construído  a  partir da  cópia de  textos de  outras  pessoas; não era  o único,  pois   há vários blogues que se  valem  desta   estratégia  para  atrair novos  leitores. O caso  sobre o qual se  tem falado  ganhou mais destaque por terem  os  donos  do  blog copiado textos  até de   um famoso  padre.   Motivados e , principalmente,   revoltados  com  esse  tipo de   comportamento alguns   blogueiros  criaram a Campanha em Prol da  Originalidade na   Blogosfera Brasileira.  Participar  é  muito  simples: escreva um texto sobre  o assunto,  divulgue  a  campanha, use  o banner  em  seu blog  e, principalmente, não se aproprie do texto de   outros.
poster Clique para ampliar
Com toda  essa confusão,  surge  também uma outra preocupação : como proteger nossos  textos  contra  os   blogueiros e leitores parasitas?  A Juliana  Sardinha  – Dicas Blogger –  publicou hoje  excelente  texto sobre as  licenças  de   conteúdo .
Para  saber um pouco  mais sobre  a  Campanha, clique na  imagem abaixo:


Já conhece nossa página de fãs no Facebook?

12 Comments

  1. oi eu vir que varios de meu amigos que tem blogs estão protegendo seus blogs de plagio, dai me essa preocupação tbm, e achei bem legal seu post sobre o assunto e vou aderir acampanha tbm em Prol da Originalidade na Blogosfera Brasileira, e acho que todos os blogueiros tbm deviam aderir pQ esse é assunto muito sério e que interessa toda a sociedade, e eu adorei seu blog *-*

  2. Parabéns! Gostaria de saber uma coisa. Alguns artigos são interessantes e gosto de divulgá-los, se citar as fontes dá problema?

  3. Concordo com você.
    E gostaria de acrescentar que gosto muito da idéia de blogs em que a idéia central é copiar / colar citando a fonte.

    A internete possui muito conteúdo e facilita para os internautas achar aquele com melhor qualidade quando um blog "peneira" os textos.

  4. Obrigada a todos pela visita! Eu acho importante fazermos essa campanha em todos os blogues e onde mais for possível.

  5. Oi Andréa! Li, recentemente, em vários blogues que sigo, coisas acerca do assunto “plágio” e, apesar do espanto, infelizmente, há pessoas que não acordaram para a importância da autoria. Muito bom enfatizar a questão, tanto na blogosfera, e, especialmente, em sala de aula. As vantagens do mundo moderno não podem ser “desvirtuadas” descontroladamente, tudo que é bom torna-se, portanto, péssimo com o uso indevido (e criminoso!) desses meios. Bjins e até!

  6. … quando encontro algo interessante e acho legal compartilhar com outras pessoas, faço, agora outras intenções do tipo se beneficiar, levar vantagem com o trabalho de outras pessoas, é sacanagem pura é simplesmente crime.

  7. Gostei da idéia, Andréa. Tenho dedicado uma parte de minhas aulas para destacar o problema do plágio escolar ou fora da escola. Este post é muito bem vindo.

    Ontem fui à procura de um texto que me interessei e fiquei arrepiado. Eram tantas cópias descaradas em vários blogs que não sabia a fonte original. Pior, alguns eram “educacionais”.

    Motivos do plágio: 1- Preguiça 2- Falta de vergonha na cara 3- Preguiça

    Vou dar uma olhada na campanha.

    Um abraço

  8. Olá,

    Quando copio um texto, sempre cito a fonte original, até porque ele que a se deve o crédito.

    Abraço

  9. Querida Andréa, eu faço questão de parabenizá-la, não só por contribuir com um post falando sobre o plágio, mas também por estar ensinando os seus alunos sobre o que é certo e o que é errado.

    Grande parte do que aprendi sobre ética foi com os meus saudosos professores, dos quais me lembro com imensa gratidão.

    Agradeço também por citar o meu artigo.

    Abraços da amiga, Juliana

  10. Concordo plenamente.
    Mas não sabia que esse assunto de plágio vinha ocasionado por um blog específico, que teria copiado textos de outros blogs, imaginava eu que seria algo mais discreto, como vários blogs copiando uma vez ou outra.
    Também vou participar da campanha, e quero deixar aqui algumas dicas de leitura, os blogs Ato ou efeito e o Hoje é um bom dia, possuem textos muito bons sobre o assunto.

Comments are closed.

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados