Língua Portuguesa

VER e VIR – Cuidado com eles!

“Se eu vir Joana, avisarei sobre seu telefonema.”
“Se ela vier, falarei com ela sobre seu telefonema”.
Os verbos “ver” e “vir” são responsáveis por grandes confusões quando alguém deseja usá-los no futuro do subjuntivo. No modo subjuntivo ambos assumem formas parecidas e muita gente não sabe usá-los corretamente.  É  bastante comum ouvirmos ou lermos a forma bastante equivocada “Se eu ver Joana…” ou “Se ela vim…”, o que demonstra desconhecimento linguístico do falante ou do escritor. O futuro do subjuntivo ( aquele modo verbal usado para expressar uma possibilidade ou uma dúvida) é conjugado do seguinte modo:
VER
VIR
Se ( quando) eu  vir
Se (quando) eu   vier
Se ( quando) tu vires
Se ( quando) eu  vir
Se ( quando) ele  vir
Se ( quando) ele vier
Se ( quando) nós virmos
Se ( quando) nós  viermos
Se ( quando) vós  virdes
Se ( quando) vós  vierdes
Se ( quando)  eles virem
Se ( quando) eles  vierem

 

4 Comments

  1. Vi esta frase em um blog e fiquei na dúvida sobre o emprego do verbo ver, “Precisamos da ajuda de todos que verem essa mensagem” está correta, ou seria “todos que virem”….
    Agradeço se puderes me responder.

    1. Adelaide, como você viu em nosso quadro, na terceira pessoal do plural, o futuro do subjuntivo do verbo VER assume a forma “virem”; portanto, “… todos que virem…”.

Comments are closed.

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados