Normas para apresentação de documentos científicos

A formatação de   trabalhos  científicos é sempre uma preocupação de quem escreve   textos  acadêmicos. Trabalhos como  artigos, monografias, dissertações  e teses  exigem  a  adoção de   padrões nem  sempre   dominados por quem irá produzir, revisar ou orientar a elaboração de  um destes  textos.  A  fim de  sanar  dúvidas referentes a  este   assunto, os   bibliotecários da   Universidade   Federal  do   Paraná montaram  um   conjunto  de volumes  com as  normas oficiais  para  apresentação de  documentos  científicos, com  base nas  determinações  da  ABNT _  Associação Brasileira de  Normas  Técnicas.

 

Os   volumes   são   divididos pelos  seguintes   temas:

 

1. Projetos

 

2. Teses, dissertações, monografias e  outros  trabalhos   acadêmicos.

 

3. Citações  e  notas de   rodapé

 

4. Referências

 

5. Relatórios

 

6. Periódicos e  artigos de  periódicos

 

7. Livros e  folhetos

 

8. Curriculum vitae e memorial

 

9. Redação e  editoração

 

 

Normas_para_apresentação

 

 

UNIVERSIDADE FEDERAL  DO  PARANÁ. Normas  para  apresentação de  documentos científicos. 2.ed. Curitiba:  UFPR,  2007. 9v.

 

Hoje recebi  do Grupo Blogs Educativos uma  sugestão  de site útil para  quem precisa formatar referências bibliográficas, mas anda sem tempo ou  dinheiro para comprar  livros   sobre  o  assunto:http://www.more.ufsc.br/.Para utilizar o  serviço,  basta informar corretamente os dados da obra a ser referenciada e o  site  fará a formatação de acordo com o padrão  ABNT. Eu   fiz o  teste com o livro  Gabriela, Cravo e  Canela, de  Jorge Amado.

 

1) Acessei a  página  principal

 

Clique na imagem para ampliar.

2) Ao posicionar o mouse sobre  os  títulos, surgem caixas  de   textos. Escolhi Monografia e  surgiram as  opções livros, dicionários, enciclopédias,  teses e dissertações, anais.

Clique na imagem para ampliar.

3) Selecionei  Livros e  preenchi  o formulário:

 

 

Clique na imagem para ampliar.


4) Cliquei em  Gerar referência e, no canto direito formulário,  apareceu  o  resultado da   referência para ser utilizado  em  qualquer  trabalho.

A única desvantagem é que, ao digitar algum dado  errado,  surge  uma  tela  de erro que  não indica qual  parte  do formulário não  foi devidamente preenchida.

 


 

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa e Literatura no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Professora voluntária de Língua Portuguesa e Redação no Pré-vestibular Comunitário Padre José Maurício Nunes Garcia.

Comentários

  1. Eu deixei um comentário aqui, não deixei? Minha cabeça tá tão ruim. Se não deixei ,digo agora que este post me será muito útil.

    Bom vejo que vc conseguiu colocar o template da juliana do dicas blogger, é dela não é? Eu tentei, mas não me adaptei á 3 colunas , fico com o minima mesmo.

    Andréa o que vim fazer aqui é avisar que criei um selo para indicar bons blogs aos meus leitores e o Conversa de Português é meu assunto este domingo. Pegue seu selo lá.

    Abraço e bom domingo pra vc.