"Se eu ver" ou "Se eu vir"




Ontem recebi uma mensagem através do email do blog, em que se perguntava sobre a correção da seguinte frase “ Se você ver minha amiga, dê meu recado” . A pessoa que a enviou estava na dúvida sobre o uso do verbo e com toda razão.


Normalmente, cometem-se muitos equívocos quanto ao uso dos verbos ver e vir , no futuro do subjuntivo. O correto é, para o verbo VER, “ Se você vir minha amiga…”, “Se eu vir sua amiga, darei o recado…”, “Se nós virmos sua amiga, daremos o recado”. Já para o verbo VIR o correto é “ Se você vier à minha festa, ficarei feliz., “ Se nós viermos à sua festa”, “Se eu vier…”.
Gostou? Divulgue!

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa e Literatura. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Comentários

  1. Olá! Eu tenho um blog sobre moda e sempre me surge uma dúvida: quando eu digo, “seguem as fotos para vocês VIREM como usar tal coisa” ou seria “seguem as fotos para vocês VEREM como usar tal coisa”? Obrigada.

    1. Tami,
      Atrevo a fazer uma sugestão: que tal colocar –
      “seguem as fotos para que vocês vejam como usar…”

  2. Obrigado pelas dicas. Mas ainda tenho uma dúvida. No caso a seguir, devo utilizar o verbo na conjugação VIR ou VER?

    “Se ninguém te VIR/VER, levante a mão até que seja encontrado.”

    Um abraço.

    1. Pedro, note que sua frase é semelhante àquela que nos serviu como exemplo. A única diferença é que você usou um pronome indefinido; portanto, “Se ninguém te VIR…”. Obrigada por visitar o blog.