Língua Portuguesa

"Se eu propor" ou "se eu propuser"?

Dia desses, enquanto lia o jornal, deparei-me com seguinte frase proferida por um ex-candidato a vereador: “Se eu propor uma ferramenta, as pessoas vão se engajar…”


O candidato, infelizmente, se equivocou quanto ao uso do verbo propor; a frase estaria correta se ele tivesse dito “Se eu propuser uma ferramenta”. O verbo nesta frase foi usado no modo subjuntivo, o modo verbal que usamos para expressar um desejo, como na frase “Que você seja muito feliz!”; uma dúvida, como no exemplo “Talvez eu vá à sua casa”; uma hipótese, como na frase do candidato “ SE eu propuser..”


O verbo propor segue a lógica de conjugação do verbo POR, do qual deriva.Seguem esta regra também os verbos DEPOR, DISPOR, EXPOR, e outros. Como nos exemplos: “Se eu depuser a seu favor…” “Se eu dispuser este texto…”.

7 Comments

  1. Fiz um concurso público ontem e tinha na frase de ele propor… Esta errada então? Eu marquei como correta!

  2. Olá,

    Quanto ao assunto anterior, a dúvida maior consiste na diferenciação do INFINITIVO PESSOAL do FUTURO DO SUBJUNTIVO, que se flexionam com as mesmas terminações.

    Para sanar essa dúvida, costumo usar o seguinte esquema.

    1. Substituo o verbo em questão por FAZER O TRABALHO – Se na transformação, o verbo "fazer' continuar assim, trata-se de um caso de Infinitivo Pessoal.
    Ex.: Para saíres (fazer o trabalho) agora, é necessário que tenhas terminado os exercícios.

    2. Se na substituição, o verbo "fazer" se transformar em "FIZER O TRABALHO" é porque o verbo está no futuro do subjuntivo.
    Ex.: Assim que terminarmos (fizer o trabalho)o exercício, voltaremos para casa.

    Abraço…

  3. Parabéns, as suas postagens, são muito providênciais. O propor /propuser é aplicado errado com muita frequência, uma pena que muitos, e muitos, não passem por aqui. Uma boa semana.

Comments are closed.

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados