Língua Portuguesa

É proibido – como usar esta expressão?

Encontrei, na porta de uma  farmácia, a seguinte placa:

O gerente  do estabelecimento preocupou-se com as questões de  higiene, mas se descuidou  da gramática. Assim como ele, muita gente desconhece o uso correto de expressões como é  proibido, é bom  e é  necessário. Na gramática,  este assunto é  contemplado pela  concordância nominal, ou  seja, o  princípio pelo  qual toda  palavra  variável associada  a  um substantivo deve se adaptar a  ele. Como usar, então, tais  expressões? Há  duas  maneiras  de  fazê-lo:
  • Se o   substantivo é  precedido de  artigo ou pronome, o  adjetivo concorda com  o  substantivo: 
  • Se o  substantivo não é  precedido de  artigo ou pronome ,  o adjetivo não é   flexionado:

Como  deveria, então, ser escrita  a placa que   nos serviu de  exemplo?

Há  algum outro  aspecto da  língua portuguesa que   você  queira saber? Para responder às perguntas dos  leitores do Conversa de  Português, foi  criada a série de artigos “Qual é  a sua  dúvida? “. Participar é  muito simples:  preencha  o  formulário de contato , indique  um email  válido e  assim  que  sua  pergunta  for  publicada, eu lhe  enviarei  uma  mensagem de  aviso

2 Comments

  1. Oi, Sam! Você tem razão: eu poderia ter usado o ponto final. Obrigada pela visita e tenha um 2009 de paz!

  2. E quando não se sabe, existem milhentos truques, como, simplesmente:
    Proibe-se a entrada de animais.

    Agora uma pergunta: termina-se com ponto de exclamação? não seria com o final? (uma vez que se afirma peremptoriamente uma proibição…).

Comments are closed.

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados